Blog Linhaceira

O que é reciclar?

Para o público em geral, reciclar é o processo mediante o qual desperdícios são novamente reutilizados. No entanto, a recolha é apenas o inicio do processo de reciclagem.

Uma definição bastante acertada diz-nos que reciclar é qualquer “processo onde materiais de desperdício são recolectados e transformados em novos materiais que podem ser reutilizados ou vendidos como novos produtos ou matérias primas”.

Outra definição pode ser a seguinte: “É um processo que tem por objecto a recuperação, de forma directa ou indirecta, dos componentes contidos nos resíduos urbanos”.

 

O que se pode reciclar?

Praticamente 90% do lixo doméstico é reciclável, por isso é importante que separemos em casa o lixo e depositemos nos contentores adequados. Existem contentores azuis (para papel e cartão), amarelos (metal e plástico), verdes (vidros).

 

· Conservação ou poupança de energia.Os objectivos da reciclagem são os seguintes:

· Conservação ou poupança de recursos naturais.

· Diminuição do volume de resíduos para eliminar.

· Protecção do meio ambiente.

 

A reciclagem permite:

· Poupar recursos

· Diminuir a contaminação.

· Alargar a vida dos materiais.

· Poupar energia.

· Evitar a desflorestação.

· Reduzir em 80% o espaço ocupado pelos desperdícios.

· Ajudar a que seja mais fácil a recolha de lixo.

· Tentar que não se produza toneladas de lixo diariamente que acabam sepultadas em aterros sanitários.

· Viver num mundo mais limpo.

 

Por cada tonelada de vidro reciclado é salva uma tonelada de recursos naturais. O uso de garrafas reutilizáveis reduziria a contaminação em cerca de 20 % já que o vidro novo é 100% reciclável.

O vidro é classificado segundo a sua cor, entre os mais comuns encontra-se o transparente, o verde e o azul. Uma tonelada de vidro reutilizada varias vezes poupa 117 barris de petróleo.

Exit mobile version