Os gases que provocam o efeito de estufa causam, como é sabido, o aquecimento global. Os produtos contaminantes causam ainda o escurecimento global. O uso de combustíveis fósseis também produz gases de efeito de estufa e outros problemas. Este tipo de combustíveis (fosseis) produz contaminantes como o dióxido de enxofre e cinzas.
Causas do escurecimento global
A principal causa do escurecimento global é a contaminação presente no nosso planeta e que é causada pelas actividades humanas.
A presença de partículas de aerossóis na atmosfera é, basicamente, a responsável da destruição da atmosfera do nosso planeta. Estas partículas, como os aerossóis absorvem a luz do sol e imediatamente a devolvem em direcção ao espaço. Estas partículas são núcleos nas nuvens.
O aumento da taxa de contaminação, também aumenta o número de partículas em forma de gotas. E as gotas dão lugar a nuvens que são transparentes e reflectem a luz solar para o espaço. As gotas mais pequenas são as responsáveis na redução da quantidade de chuva.
Situação crítica
Se não forem feitos esforços para controlar o escurecimento global e o aquecimento global, as possibilidades de acontecerem mais problemas ambientais e desastres naturais irão aumentar substancialmente.
O aquecimento global não estará a mais do que 30 anos de distância com todos os problemas daí decorrentes.
O nível do mar também irá aumentar devido ao desaparecimento do gelo na Gronelândia.
O risco de queimaduras também aumentará devido ao rápido desaparecimento da selva tropical e do consequente aumento das quantidades de dióxido de carbono. Nos próximos 10 anos a temperatura poderá aumentar imenso, destruindo grande parte da cobertura vegetal.