Vivemos tempos onde urge despertar a consciência sobre os problemas ambientais que nos afectam a todos. Por isso devemos também fazer aqui referência ao turismo responsável, e relacionado com este tema, à criação de hotéis ecológicos em diferentes partes do globo.
Seja pelos métodos empregues na construção, pelos materiais utilizados ou pela sua autosuficiência energética, estes hotéis verdes crescem em todo o mundo e têm vindo a atrair cada vez mais turistas conscientes dos problemas de sustentabilidade.
Uma opção a ter em conta e que gostariamos de ver cada vez mais repetido, até mesmo no nosso país, de forma a podermos continuar a usufruir dos paraisos de férias que ainda existem.
Neste artigo apresentamos alguns dos hotéis ecológicos mais impressionantes em todo o mundo.
Uruyén Lodge, Venezuela.
As vivendas deste hotel têm o tecto de folhas de palmeira e foram construidas com materiais naturais.
Ecolodge Crosswaters, China.
Localizado na Reserva da Montanha de Nankun, na China. Foi construido maioritariamente com bambú e outros materiais reciclados e reutilizados.
Andrere Amellal, Egipto.
Foi construido apenas com materiais locais e naturais como areia, barro e sal. Não tem electricidade.
Campi ya kanzi, Quénia.
Albergue construido em colaboração com os Massai, localizado no meio da savana africana onde a protecção da biodiversidade é a principal preocupação. A electricidade é gerada através da energia solar.
Cree Ecologed, Canadá.
Localizado no meio da beleza agreste, têm sanitarios de compostagem, ventiladores eficientes, madeiras naturais, algodão orgânico e produtos biodegradaveis.
As Torres Eco Camp, Chile.
Fica junto às Torres do Parque Nacional del Paine. São tendas pintadas à mão especialmente desenhadas para suportar o vento da Patagonia.
Ranweli Holiday Village, Sri Lanka.
Este hotel localizado junto à costa oferece um lugar ideal para a meditação. As suas instalações foram construídas com materiais 100 por cento locais.
Six Senses Hideaway, Khahn Hoa, Vietnam.
Localizado junto à praia, apenas se pode aceder a este hotel por água. Fontes renováveis e sustentáveis são parte deste complexo que fica no meio dos jardins indígenas.
Via | MaisTurismo