Blog Linhaceira

Como Reduzir o Desperdício Alimentar

Como Reduzir o Desperdício Alimentar
Todos os anos, segundo a ONU, cerca de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos produzidos para consumo humano, ou um terço do total, acabam em aterros. Sabia que 45% das frutas e legumes colhidos em todo o mundo são desperdiçados?
No entanto, muitas pessoas não fazem necessariamente a ligação entre os resíduos alimentares e a forma como estes são centrais para alguns dos principais desafios ambientais e éticos que o mundo enfrenta atualmente. É por isso que encontrar pequenas formas de reduzir o desperdício alimentar, mesmo a nível individual, pode ter um impacto significativo na luta contra a fome e a pobreza, as alterações climáticas, a saúde e o bem-estar, e a sustentabilidade da agricultura e dos oceanos.
Todos podemos fazer progressos significativos para reduzir o desperdício alimentar em casa e em todo o mundo. Aqui estão alguns passos que pode dar para fazer a diferença:

Fazer um plano

Para evitar comprar mais comida do que se pode comer, há alguns pequenos passos que podemos dar.
Primeiro, é claro, não vá quando tiver fome. É surpreendente o que acabará no seu carrinho de compras se for antes da hora da refeição. Antes de visitar a mercearia, planeie as suas refeições para a semana seguinte, faça uma lista dos ingredientes que vai precisar, e mantenha-se fiel a ela.
Comprar algo em promoção não vai poupar dinheiro se não utilizar. O planeamento das refeições pode ajudá-lo a fazer escolhas mais saudáveis, e pode aproveitar para rever os folhetos semanais da sua loja para encontrar novas ofertas, inspirar novas receitas e poupar.
O armazenamento adequado prolonga a longevidade das frutas e legumes.
Pode ser uma segunda natureza lavar e preparar imediatamente os produtos assim que os traz para casa, quando muitos os atiram para dentro de um recipiente no balcão. No entanto, o armazenamento adequado é fundamental para manter os produtos frescos durante mais tempo.
Aproximadamente 40% dos alimentos que desperdiçamos são produtos frescos. Compreender o melhor local para guardar cada item pode duplicar o tempo que se pode comer. Por exemplo, para ajudar as verduras folhosas a permanecerem estaladiças e frescas, é melhor guardá-las enroladas num pano ou toalha para absorver a humidade.
Manter as frutas e vegetais separados no frigorífico porque alguns libertam gases naturais que podem encurtar o prazo de validade de outros. A maioria não deve ser limpa até à altura de serem consumidas. Os cogumelos são melhor armazenados num saco de papel, e os caules de ervas frescas devem ser mantidos em água ou embrulhados num pano húmido.
Outra opção é manter frutas e vegetais congelados em vez de frescos. As vendas de alimentos congelados, incluindo vegetais, dispararam durante a pandemia: são convenientes, fáceis de usar e não precisam de ser aparados. Como são normalmente colhidos e congelados no seu pico, conservam também o seu valor nutricional.

O que fazer com o “desperdício

Não importa quão boas sejam as nossas intenções, alguns alimentos naturais são susceptíveis de ir para o lixo. Quer se trate de um caroço de abacate ou dos restos de uma maçã, a preparação de alimentos frescos e de frutas e legumes gerará desperdício, mas ainda há medidas que pode tomar para fazer a diferença.
Quando tudo o resto falha, compostagem, adubo, adubo. Se se sentir intimidado pela compostagem, não é tão difícil como se poderia pensar. Pode criar um sistema doméstico utilizando materiais que já possa ter, tais como uma tina de armazenamento ou uma lata de lixo.
Artigo em inglês.
Exit mobile version