Blog Linhaceira

Cité A Docks: Habitação para estudantes

Em Agosto deste ano foi inaugurada uma eco-cidade universitária, composta por 100 habitações que são utilizadas como residências para estudantes em Le Havre (Normandia – França). Este projecto feito por Cattani Architects, é o resultado da transformação de contentores em unidades de habitação modulares de 24 m2 cada uma, equipadas com casa de banho, cozinha e wi-fi gratuito.

O que em principio poderia parecer desconfortável, pois são caixas empilhadas, foi transformado e solucionado ao colocar-se uma grelha de metal de 4 níveis que actua como suporte estrutural dos contentores, que além de organizar e escalonar as unidades dando leveza às habitações, permite criar corredores, pátios e varandas.

Todas os contentores ficam em redor de um jardim interior e têm por sua vez janelas em cada extremo que permite iluminar naturalmente o interior.

Construída sob critérios bio-climáticos, além de permitir a reutilização de contentores, foi colocada uma atenção especial no isolamento térmico e acústico, utilizando muros de concreto reforçado com 40 cm de espessura, que incluem camadas de borracha para absorver vibrações.

Este projecto, pioneiro em França e na Europa, procura aliviar o problema de alojamento universitário, já que existem 2,3 milhões de estudantes para 160.000 residências disponíveis.

Exit mobile version