Blog Linhaceira

Cânhamo ou Algodão? Qual é mais ecológico?

Tanto o algodão como o cânhamo são fibras vegetais naturais utilizadas na produção de tecido. No entanto, “natural” nem sempre significa “amigo do ambiente”. Neste artigo veremos porquê.
Por um lado, temos o algodão, o rei da indústria da moda. Mas ser a fibra mais utilizada para vestuário em todo o mundo não a torna necessariamente a melhor escolha. O cânhamo, por outro lado, não conhece a mesma popularidade. Mas essa falta de uso não tem de significar que é uma má alternativa para fazer roupa.
Na economia atual, é bem sabido que a popularidade nem sempre significa o melhor. Baixos custos de produção, baixos preços de retalho e boa comercialização são frequentemente os principais ingredientes do sucesso.
Vamos tirar a popularidade da equação e comparar ambos os tecidos pelas suas qualidades inerentes. Além disso, vamos acrescentar um terceiro concorrente nesse concurso: o algodão orgânico.
Qual destes tecidos é melhor para o ambiente?
Cânhamo ou Algodão

Será que o algodão merece o trono?

O algodão é usado para fazer roupas há mais de 7000 anos, por isso dizer que “está aqui para ficar” seria um eufemismo. E é compreensível pois o algodão é natural, biodegradável e é um excelente tecido para vestuário, uma vez que é macio, respirável e leve.
No entanto, o rei dos tecidos para o vestuário tem um grande problema ambiental, que está a crescer de dia para dia.
Em primeiro lugar, a quantidade de água necessária para o cultivo da planta de algodão é enorme em relação à quantidade de algodão utilizável produzido por planta. Na verdade, são necessários cerca de 2700 litros de água para produzir algodão suficiente para fazer uma t-shirt básica. Sim, apenas uma única t-shirt.
Assim, embora o processo de fabrico do tecido de algodão em si não use químicos intensivos, isso não significa que não estejam presentes produtos químicos. Na realidade, os corantes utilizados para o algodão normal são geralmente químicos.
No final, o tecido torna-se uma vítima do seu próprio sucesso.
Sendo a fibra mais comum para o fabrico de vestuário em todo o mundo, a sua procura é enorme. É por isso que os produtores de algodão dependem frequentemente de fertilizantes químicos e pesticidas para cultivar algodão mais rapidamente para satisfazer essa procura.
E onde vai parar a maioria destes fertilizantes e produtos químicos? Nos rios, é claro.
Considerando que a Índia é o maior produtor mundial de algodão e que o país enfrenta uma crise em termos de disponibilidade e qualidade da água potável, o tecido de algodão não só cria problemas ambientais, como também levanta questões éticas.

E o algodão orgânico?

O algodão orgânico foi criado como uma alternativa ecológica ao algodão tradicional.
A diferença reside no facto de os produtores de algodão biológico terem resolvido os problemas ambientais que outros produtores de algodão geram; tanto nas fases de cultivo e colheita da planta, como no processo de extração da fibra e fabrico do têxtil.
Isto deve-se ao facto de o algodão orgânico ser cultivado a partir de sementes que não são geneticamente modificadas e sem a utilização de fertilizantes ou insecticidas. Quando se trata de controlo de pragas, os agricultores utilizam insectos em vez de pesticidas nocivos.
Além disso, é necessária menos irrigação, uma vez que os cultivadores utilizam um sistema engenhoso de rotação de culturas para manter a fertilidade do solo. Em termos de números, este sistema necessita de cerca de 85% menos água do que a forma tradicional de cultivo.
Nas etapas seguintes (extração e fabrico de fibras), os químicos nocivos utilizados durante o processo tradicional de fabrico do algodão são substituídos por alternativas amigas do ambiente, tais como os corantes à base de água.
O algodão orgânico também oferece geralmente uma qualidade têxtil muito mais elevada do que o algodão tradicional. Não só os processos de cultivo são mais saudáveis, como também a colheita é feita à mão, preservando a suavidade do algodão muito mais do que quando é colhido com máquinas (como é o caso do algodão tradicional).
Porque não substituímos então o algodão tradicional por algodão orgânico?
O algodão biológico leva mais tempo do que o algodão tradicional a cultivar, colher e fabricar. Isto significa que a procura de algodão não poderia ser satisfeita apenas com algodão orgânico.
Por outro lado, um dos principais factores que tornam o algodão tradicional tão atrativo é o seu baixo preço, e como o algodão orgânico é mais complexo, é também mais caro.

Cânhamo, o primo da marijuana

Aí vem o último concorrente, e vamos diretos ao assunto: é definitivamente o vencedor!
Proveniente da planta Cannabis Sativa (sim, a mesma planta usada para produzir marijuana e haxixe), o cânhamo é considerado um dos têxteis de vestuário mais amigos do ambiente que se pode obter. De tal forma que em breve poderá derrubar o algodão e reinar na indústria têxtil durante muitos anos. Além disso, o cânhamo industrial tem uma concentração realmente baixa de THC, pelo que os efeitos psicoativos da planta nada têm a ver com a razão da sua fama.
O cânhamo é na realidade uma das plantas de crescimento mais rápido do mundo, levando apenas 3-4 meses a atingir a maturidade, e uma única planta de cânhamo produz 220% mais fibra do que uma planta de algodão!
Além disso, necessita de muito pouca água para crescer, e é naturalmente resistente a pragas. Além disso, as raízes de cânhamo são realmente benéficas para o solo, protegendo-o das toxinas e da erosão.
A fibra extraída da planta é extremamente forte, pelo que a sua roupa também será mais forte. É também um tecido perfeito para climas quentes, pois é muito respirável e tem excelentes propriedades antibacterianas.
Embora as qualidades acima descritas possam levá-lo a pensar que os têxteis de cânhamo são rígidos, ou que têm arranhões na pele, isso seria um erro. Atualmente, até a seda pode ser substituída pelo cânhamo.
Em resumo: o cânhamo cresce rapidamente, sem a necessidade de muita água ou químicos, e fornece muito mais fibra do que o algodão. Tudo isso, sendo benéfico para o solo…

Então porque é que o cânhamo não está em todo o lado?

Gostamos de acreditar que o cânhamo irá em breve dominar a indústria da moda. A sua popularidade está a crescer à medida que mais e mais marcas incluem o tecido nas suas coleções.
Ao contrário do algodão, o tecido de cânhamo sofreu com a sua má fama e essa é principalmente a razão da popularidade tardia do cânhamo.
Por um lado, foi apenas nos anos 80 que os peritos conseguiram tornar um tecido de cânhamo suficientemente macio para ser uma alternativa ao algodão. É por isso que imagens – hoje em dia erradas – de rigidez e falta de conforto ainda rodeiam este produto têxtil.
Além disso, a maioria das pessoas não distingue o cânhamo industrial da marijuana como narcótico, e o tecido sofreu com esta reputação. Por essa razão, na maioria dos países onde a marijuana ainda é ilegal, o cânhamo também o é.
Finalmente, não podemos negar que, hoje em dia, o cânhamo é também mais caro de produzir do que o algodão tradicional e o algodão biológico, o que não ajuda a popularizar a utilização do cânhamo para a produção de tecidos. Contudo, estamos confiantes de que as engrenagens do cultivo, extração, e processos de fabrico serão oleados nos próximos anos. Quando isto acontecer, o cânhamo reinará.
Por Jonathan Davies, de Beeco
Via Green Market Report.
Exit mobile version