Blog Linhaceira

Benefícios dos pimentos para a saúde

Não só é delicioso, como também é conhecido pelas suas muitas virtudes. Os pimentos resistem muito bem ao calor. São cultivados no Verão e no Outono.
pimentos
Este legume é uma parte essencial da dieta mediterrânica apesar de ser nativo de países como o México, Peru e Bolívia. O seu principal componente é a água, seguido dos hidratos de carbono, e o seu conteúdo calórico é de 19 calorias por 100 gramas, o que o torna ideal para pessoas que querem cuidar de si próprias e/ou perder peso.
O seu conteúdo mineral é muito benéfico para a saúde. São ricos em potássio, magnésio, fósforo e cálcio e não só: têm numerosas vitaminas como A, B, C e E, essenciais para o cuidado da pele, ossos, cabelo, visão, dentes e formação de colagénio e glóbulos vermelhos… Há muitas variedades de pimentos: doces, quentes, secos, verdes, amarelos, vermelhos… e podem ser servidos como ingrediente principal ou como acompanhamento dos nossos pratos.

Função intestinal

O seu elevado teor de fibras impede a obstipação. É também muito favorável para reduzir o mau colesterol e prevenir doenças como a anemia e a diabetes.

Antioxidante

As vitaminas A e C são antioxidantes, prevenindo doenças cardiovasculares, degenerativas e crónicas. O seu elevado teor de potássio e sódio favorece a acção diurética e depurativa do organismo.

Capsaicina

O que produz a sensação de comichão é a capsaicina. Esta substância é conhecida pelo seu efeito analgésico nos músculos e articulações. No entanto, não é aconselhável tomar grandes doses uma vez que não há investigação suficiente sobre o assunto.
Este não é o único efeito. A especiaria picante tem a particularidade de aumentar o desejo sexual devido à sua libertação de endorfinas, mais conhecida como “a hormona da felicidade”.

Anticancerígeno

Os pimentos têm substâncias chamadas “carotenóides”, que para além de lhes darem as suas cores amarelas, verdes ou vermelhas, têm efeitos benéficos para a nossa saúde.
O licopeno é um dos carotenóides encontrados nos pimentos vermelhos e outros alimentos como a melancia e o tomate. As propriedades deste pigmento estão associadas a alguns tipos de cancro, como o cancro do pulmão ou da próstata.

Gravidez e crianças

É aconselhável aumentar o consumo de pimentos durante os primeiros meses de gravidez graças ao seu elevado teor de folato. Esta vitamina protege o feto de doenças como a espinha bífida. Os folatos são também muito positivos para as crianças em crescimento, para prevenir possíveis deficiências.

Na cozinha

A forma mais saudável de comer pimentos é crua ou assada, uma vez que a fritura não só aumenta as calorias, como também retira muitas propriedades originais e benéficas para a saúde.

Pimentos padrón, uns picam, outros não

Os pimentos Padrón são uma variedade ideal para servir como acompanhamento de carne, peixe e marisco, carne, peixe e frutos do mar. São normalmente fritos com azeite e temperados com sal grosso.
Esta variedade tem muitas propriedades nutricionais. Como são fritos, as calorias variam e os benefícios são reduzidos, pelo que uma forma saudável de os cozinhar é no microondas com um salpico de azeite extra virgem.
Exit mobile version