Blog Linhaceira

5 Dicas para poupar água

Alguns cientistas prevêem que a falta de água irá ser uma dos maiores desafios que o mundo enfrentará na próxima década, de acordo com uma notícia da agência Reuters. Devido a factores como o aumento da população e alterações climáticas, a água é um bem cada vez mais precioso. Devido a estes problemas, poupar água torna-se quase que uma obrigação.

Já existem algumas campanhas que alertam para o desperdício de água ou sobre o que podemos fazer para poupar água. A solução, por assim dizer, seria tomar algumas medidas preventivas para poupar água nas actividades ou necessidades quotidianas, como as idas à casa de banho, quando lavamos as mãos, etc. É por isso que hoje apresentamos 5 dicas/conselhos para poupar água:

  1. Dê uma vista de olhos à canalização e às torneiras da sua casa, procurando por eventuais fugas de água. Se tiver alguma fuga repare-a. Embora não pareça, uma torneira a gotejar pode perder até 2000 litros de água por dia (uma enormidade).
  2. Se tiver um autoclismo velho, considere trocá-lo por um novo. Os actuais autoclismos são construídos especialmente para usar menos água de cada vez que pressionamos o botão, usando menos 5 litros por cada descarga. Mas cuidado na mesma porque isso não significa que são muito económicos.
  3. Instale um redutor de caudal, o que permite poupar imensa água, não só na lavagem da louça, como também no uso geral.
  4. Se rega frequentemente o seu jardim, recomendo que pesquise um pouco sobre os sistemas de rega gota a gota. Estes sistemas regam as plantas directamente, fazendo com que se perca menos água do que da forma convencional (devido ao vento e à evaporação).
  5. Considere instalar o esquentador na cozinha, porque assim perde-se menos água enquanto se espera que a água aqueça.

 

Para terminar, apenas queria recordar que este planeta é de todos, pelo que todos devem unir esforços para cuidar dele. Se tiver mais alguma recomendação para acrescentar a este artigo, será bem-vinda.

Exit mobile version