A beldroega é uma planta cujas propriedades fizeram dela um ingrediente comum em remédios naturais, e amplamente utilizada como ingrediente para tratar certas doenças ou enfermidades.
O nosso organismo é um sistema altamente complexo, constituído por diferentes subsistemas interligados. Este sistema não está fechado e pode ser afetado por elementos externos que nos podem prejudicar.
Apesar de também possuirmos certas defesas naturais que combatem elementos externos (ou internos) prejudiciais, não é raro que em momentos diferentes da nossa vida sejamos ultrapassados por algum tipo de doença que o corpo terá de combater.
Felizmente, o conhecimento progressivo do ambiente que nos rodeia fez com que, ao longo da história, os seres humanos tomassem consciência da existência na natureza de diferentes plantas com propriedades medicinais, cujo consumo pode ajudar-nos (embora de forma ligeira, normalmente) a reforçar as nossas defesas e até a combater dificuldades como náuseas ou febre (um conhecimento que foi fundamental, especialmente em tempos em que a medicina mal estava desenvolvida).
Uma destas plantas medicinais é portulaca oleracea ou beldroega, conhecida e aplicada desde os tempos antigos, das quais vamos ver um total de 12 propriedades e benefícios ao longo deste artigo.
Propriedades e benefícios das beldroegas
Beldroega ou Portulaca oleracea é uma planta pequena, mas robusta e adaptável que é extremamente fácil de encontrar na natureza. Embora seja frequentemente considerada uma erva daninha, tem muitas utilizações e alguns consideram-na um superalimento devido à sua composição. Além disso, tem sido utilizado na cozinha desde os tempos antigos e algumas das suas propriedades medicinais são conhecidas.
No entanto, também se deve ter em conta que as pessoas com úlceras e certos problemas gástricos devem evitá-la (dado que aumenta a motilidade intestinal), e não é recomendado para mulheres grávidas ou durante a amamentação.
Iremos agora analisar algumas das suas muitas vantagens e propriedades, uma dúzia para ser mais preciso.
Ajuda a melhorar a circulação e a função cardiovascular
Esta planta é sem dúvida um dos vegetais com níveis mais elevados de ómega 3, favorecendo o bom funcionamento do sistema cardiovascular, ajudando a combater o colesterol e ajudando a prevenir possíveis problemas neste sistema.
É diurética
Uma das vantagens da beldroega é o facto de o seu consumo ter efeitos diuréticos, facilitando a emissão de urina e a função renal, em geral.
Graças a isto, também nos permite expulsar elementos nocivos e resíduos do nosso corpo. Pode ser útil em infeções urinárias ou em pessoas com edema, ou retenção de líquidos.
Promove a excreção
Para além da diurese, a beldroega também contribui para o bom funcionamento do aparelho digestivo graças ao seu elevado nível de fibras, facilitando a excreção.
Na realidade, tem efeitos laxantes. Também beneficia a secreção das enzimas pelo fígado.
Tem propriedades anti-inflamatórias
A composição desta planta, rica em mucilagem, significa que também tem efeitos anti-inflamatórios, ajudando a reduzir a inflamação causada por infeções e outros problemas.
Tem sido utilizada como analgésico
Desde tempos antigos, as beldroegas têm sido utilizadas como plantas medicinais para tratar alguns tipos de dores (por exemplo, dores de cabeça ou de dentes), tendo um efeito analgésico.
Antisséptica e antifúngica
Esta planta também ajuda a prevenir o crescimento de certas bactérias, contribuindo para o bom funcionamento do sistema imunitário. É também útil contra fungos e mesmo alguns parasitas.
Benéfica para a diabetes
Foi observado que o consumo de beldroegas ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue e pode ajudar a regular o estado glicémico dos doentes com diabetes e a sua resistência à insulina.
Ajuda contra a anemia
Esta planta tem, como vemos, muitas propriedades importantes derivadas dos seus componentes. Com um elevado nível de vitaminas, minerais, beta-carotenos e aminoácidos e sendo considerado um possível superalimento, se introduzido na dieta pode contribuir para a melhoria dos estados anémicos e a falta de certos nutrientes essenciais.
Reduz a febre
Devido às propriedades acima mencionadas, ajuda a reduzir a febre causada por várias infeções.
Ajuda a controlar os distúrbios ginecológicos
Alguns estudos parecem afirmar que as sementes desta planta ajudam a estabilizar o ciclo menstrual em mulheres com ciclos irregulares.
No entanto, observou-se também que poderia facilitar o início das contrações, o que, como já dissemos, torna desaconselhável em gravidezes.
Antioxidante
Observou-se também que contém componentes tais como betalinas, que têm propriedades antioxidantes relevantes e conhecidas.
Ajuda a reduzir os danos celulares por oxidação e ajuda a estabilizar os radicais livres.
Melhora a saúde do cabelo e da pele
Outra propriedade das beldroegas, devido ao seu elevado teor de nutrientes e efeitos antioxidantes, é que ajudam a manter e fortalecer a saúde do cabelo e da pele e ajuda a tratar problemas de pigmentação, queimaduras ou outras dermatoses.