Veículo a energia eólica percorreu a Austrália em 18 dias

O “Explorador do Vento”, nome por que é conhecido, foi construído por dois intrépidos aventureiros alemães: Dirk Gion e Stefan Simmere, e demorou uns 6 meses a ficar pronto. A obra final é um veículo livre de emissões poluentes com um peso de apenas 200 Kg. Este “carro” surpreendente é uma ideia tornada realidade graças ao seu original desenho em fibra de carbono e às rodas de bicicleta que utiliza de forma a reduzir a resistência ao movimento.

O périplo durou 18 dias e percorreu 5000 Km na Austrália, tendo os 2 protagonistas repartido esforços ao volante deste peculiar veiculo. Este original e ecológico veículo terá mesmo conseguido atingir vários recordes, entre eles o de primeiro veículo impulsado por energia eólica que cruzou um continente ou a maior distancia percorrida.

O veículo é alimentado por uma bateria de iões de lítio com 8 Kwh, igual às usadas por muitos veículos eléctricos no mercado. No entanto, diferencia-se do resto porque não obtém a energia eléctrica a partir da rede eléctrica tradicional, mas de uma turbina móvel. Não obstante, o veículo também incorpora uma ligação normal para abastecimento em situações excepcionais.

Em toda a travessia apenas gastaram 10,00€ em electricidade. Fantástico sem dúvida.

Via | Wind Explorer

Deixe o seu comentário