Um litro de luz: Lâmpadas feitas com garrafas de água

garrafas de luzUma garrafa de água pode ser uma fonte de iluminação para uma casa. Sim, percebeu bem. Com base no conceito de difracção da luz, estudantes do MIT (Massachusetts Institute of Technology) conseguiram tornar realidade este sistema, que é já usado hoje em dia, para iluminar casas pobres nas Filipinas. Estas garrafas usadas para iluminação foram criadas usando apenas garrafas de água de um litro, um pouco de lixivia e água.

Para fazer esta fonte de luz, é aberto um buraco no tecto da casa. De seguida fixa-se a garrafa no dito buraco, que é selado no tecto metálico dessas casas mais pobres (apenas serve para este tipo de tectos). Para fazer isto, basta apenas uma hora, podendo essa fonte de iluminação durar até cinco anos. Quando a luz do sol cai sobre a água na garrafa, difracta-se e permite que o brilho ilumine toda a divisão. O papel da lixivia é manter a água limpa e livre de micróbios.

Nas Filipinas, estes dispositivos estão a ser instalados por uma organização chamada Isang Litrong Liwanag (Um litro de luz). A organização já instalou mais de 10.000 lâmpadas. Veja o vídeo do processo, onde é comentado e explicado tudo sobre este projecto original.

Estas lâmpadas a energia solar estão a ser usadas não apenas em casas mais pobres, mas também como uma alternativa bem mais barata do que qualquer outra à base de electricidade. Este é um projecto que permite ter iluminação sem custos e uma alternativa para lares que não poderiam ter iluminação de outra forma, especialmente em países em vias de desenvolvimento.

É assim que de uma forma simples, uma tecnologia tão básica pode mudar vidas e criar ideias poderosas.

Ver Video: http://youtu.be/a9fpolCvM-8

Via FastCompany

Comentários (7)

  1. Antonio carlos Fevereiro 28, 2012
  2. Bruno Março 2, 2012
  3. Paulo Março 2, 2012
  4. Bruno Março 6, 2012
    • Paulo Março 7, 2012
  5. maria figueiredo Dezembro 20, 2012

Deixe o seu comentário