Solar Decathlon

Solar Decathlon é uma competição organizada pelo Departamento de Energia do Governo dos Estados Unidos, na qual são convidadas universidades de todo o mundo para desenhar e construir vivendas energéticamente auto-suficientes, que funcionem com energia solar, que estejam ligadas à Internet e que incorporem tecnologias que permitam a sua máxima eficiência energética.

A fase final da competição consiste na montagem da chamada Vila Solar. As vivendas construídas pelas equipas das universidades competem em dez provas (Decathlon), nas quais devem demonstrar a auto-suficiência e eficiência energética de cada casa.

A fase final da competição consiste em montar as vivendas na denominada Vila Solar. As vivendas construídas pelas equipas das universidades competem em dez provas (Decathlon), nas quais devem demonstrar a insuficiência e eficiência energética de cada casa.

Em 2010, pela primeira vez a Solar Decathlon foi realizada fora dos Estados Unidos. A primeira edição da Solar Decathlon Europa teve lugar em Madrid, em Junho deste ano.

Os objectivos da Solar Decathlon dividem-se em 4 pontos:

– Despertar a consciência do publico em geral sobre as energias renováveis e a sua eficiência

– Fomentar a divulgação mais rápida das novas tecnologias

Sensibilizar os estudantes participantes sobre as vantagens e usos das energias renováveis.

Demonstrar que se podem construir casas habitáveis, económicas e energeticamente eficientes.

O balanço da primeira edição da competição europeia foi muito positiva segundo indica um comunicado da organização do certame.

As 17 casas participantes na primeira edição europeia conseguiram produzir o triplo da energia que consumiram.

Para mais informações, visite o website da Solar Decathlon.

Fonte: sdeurope.org

Fotos: Wayne National Forest e futureatlas.com

Deixe o seu comentário