Sabia que enviar SMS’s ou navegar na Internet à noite provoca insónias?

As transtornos do sono afectam mais de 50% das crianças e adolescentes que enviam SMS’s ou usam Internet antes de dormir. Devido a isto sofrem problemas para dormir e alterações de humor, de comportamento e das capacidades cognitivas durante o dia, concluiu uma nova investigação.

É um facto que as crianças fazem actividades que os estimulam quando deveriam estar num ambiente que promova o descanso e o sono. Se começam muito jovens com este tipo de comportamento poderão estar a criar uma predisposição para mais tarde na sua vida virem a necessitar de estimulação externa para conseguirem adormecer, afirmou Peter Polos, do Centro Médico JFK (Estados Unidos).

O especialista advertiu que esta situação pode fazer com que os jovens desenvolvam transtornos do sono, que surgem quando uma pessoa não consegue adormecer, acorda muitas vezes ao longo da noite ou abre os olhos demasiado cedo de manhã. Os médicos normalmente recomendam manter horários e hábitos de descanso regulares, fazer actividade física frequente, garantir que o quarto seja um local escuro e silencioso, e manter um bom estado de saúde.

Os autores trabalharam com 40 jovens dos 8 aos 22 anos, aos quais foi apresentado um questionário para avaliar os hábitos de sono e o efeito na qualidade do tempo de descanso, o estado de animo e a cognição. Peter Polos descobriu que os voluntários que enviavam SMS’s ou usavam Internet antes de dormir normalmente desenvolviam distúrbios de sono, como transtornos por défice de atenção com hiperactividade, ansiedade, depressão e dificuldades de aprendizagem.

Cada participante enviou 33,5 emails por noite antes de dormir e 3.404 mensagens de texto por mês. Também, descobriu que quanto maior a idade, mais tarde adormecem.

Polos concluiu assim que enviar SMS’s ou navegar na Internet antes de dormir pode ter um forte impacto na qualidade do sono, com as consequências na qualidade de vida durante o dia.

Deixe o seu comentário