Ideias para reutilizar objectos de vidro

O vidro é um material que se pode reciclar a 100 por cento, permitindo desta forma poupar matérias-primas, energia e diminuir o lixo, a contaminação e os gases com efeito de estufa. No entanto, devido ao seu peso e densidade trata-se de um processo complicado, além de não existe em muitas cidades instalações adequadas para tratar este material.

Reutilizando as diferentes embalagens em vidro também podemos ajudar a proteger o meio ambiente ao mesmo tempo que ganhamos objectos originais e de grande utilidade para o lar. Porta-lápis, vasos, candelabros, kits de costura, molduras e outros elementos de decoração são ideias originais para fazer práticos objectos para o dia-a-dia e que podemos fazer em poucos minutos. Neste artigo mostramos algumas ideias para que também você possa reaproveitar objectos que iriam certamente para o lixo.

Com frascos de vidro:

Com frascos de doces ou de café é possível fazer originais objectos para o lar. Algumas das opções são:

 

Molduras para fotos: Lavar bem o frasco até que fique transparente e depois colocar a foto dentro do frasco.

molduras para fotos

Foto: lasmanualidades.com

 

Kit de costura: Primeiro fazem-se duas pequenas bolas de pano. No interior destas bolas vamos colocar algodão, espuma ou qualquer material deste tipo. De seguida cozer as extremidades e usar estas bolas para tapar os frascos, colocando elásticos ou bordados na borda para dar um melhor acabamento.

kit de costura

Foto: Imanualidades

 

Castiçais: É uma opção super fácil onde se pode usar frascos limpos, enchendo com pedrinhas ou bolinhas de cores que se vendem em qualquer loja de decoração. Depois fixar bem a base, coloca-se a vela que melhor se adapte ao recipiente no interior do frasco.

castiçais

Foto: Imanualidades

 

Lâmpadas incandescentes

Em Portugal e muitos outros países as lâmpadas incandescentes são coisa do passado. Com lâmpadas velhas pode-se criar objectos originais, criativos e uteis para o lar:

 

Azeiteiro: Este recipiente muito original pode servir tanto de azeiteiro como de saleiro. É apenas preciso cortar a parte superior da lâmpada, retirar os restos do interior, lavar, armar uma base e encontrar uma rolha de cortiça que funcione como tampa.

azeiteiro

Foto: Desingboom

 

Jarra: Romper o metal da lâmpada com uma pinça e extrair os restos do interior. Fazer a base com uma haste de alumínio que pode ser soldada à lâmpada.

jarra e base

Foto: Readymade

 

Com garrafas de vidro

Se as embalagens não têm retorno e não existe um centro de recolha por perto, algumas das ideias para reutilizar as garrafas podem ser:

 

Jarra: Este centro de mesa pode ser feito com velhas garrafas de vidro. Para o efeito vamos cortar as garrafas com muito cuidado e com a seguinte técnica: colocar um bocado de fio embebido em álcool em volta do sítio onde se pretende cortar. Prender bem o fio e deitar-lhe fogo. Depois de o vidro estar bem quente submergir em água. Com um golpe seco a garrafa ficará cortada pela linha marcada com o fio. Por último deve-se trabalhar as bordas para que não fiquem com arestas que possam cortar. Mais sobre este procedimento em: lasmanualidades.com

centro de mesa

Foto: lasmanualidades.com

 

Jarras pintadas: Depois das garrafas estarem bem limpas e secas, pintar com latex o seu interior até cobrir totalmente.

jarras

Foto: lasmanualidades.com

 

Jarra de lã: Com fio de lã de diferentes cores pode-se criar estas criativas e belas jarras. É apenas preciso pegar numa das extremidades e colocar um pouco de fita a prender. Depois basta apenas envolver a garrafa com os fios de lã.

jarras

Foto: Indiefixx.com

 

Se também você conhece algumas ideias para reutilizar embalagens de vidro, convidamo-lo a partilhar na caixa de comentários mais abaixo.

Comentários (2)

  1. Telma Moreira Junho 25, 2012
  2. Elisabeth de Sá Setembro 13, 2013

Deixe o seu comentário