Ideias simples para reciclar garrafas de vidro

reciclagemA reciclagem criativa de garrafas de vidro pode ter mil e uma formas. Se decidir salvá-las de irem para o recipiente verde, irá descobrir que criar algo útil ou transformá-las num objecto decorativo é muito mais fácil do que se poderia imaginar.

Há exemplos que nos deixam de boca aberta, reciclagens que são autênticas obras de arte, engenhosas, e muitas vezes difíceis, complicadas, e quase impossíveis de imitar. Nem sequer servem como inspiração uma vez que requerem uma destreza e ferramentas que não estão ao alcance de qualquer um.

Felizmente que nem sempre é assim. Também há ideias surpreendentes e práticas, inclusivamente divertidas, que podem ser feitas sem grandes complicações, ou seja, sem necessidade de ter que cortar as garrafas ou de as trabalhar de uma forma mais complexa.

 

Muros e canteiros multicolores

Usar as garrafas para decorar muros é uma forma de lhes dar uma nova vida sem complicar a nossa. Para isso, vamos usar pedaços de vidro das garrafas coladas sobre uma superfície com cimento fresco, colocando as partes afiadas dentro do cimento para que não se torne perigoso.

reciclarSe quiser fazer um pequeno muro, pode ir colocando garrafas inteiras de tamanho grande, numa disposição geométrica. O truque está em fazer o muro com garrafas do mesmo tamanho. O ideal é deixar a parte da base apenas num dos lados para conseguir um resultado uniforme e decorativo. Se tiver alguma habilidade para a construção civil irá conseguir obter um resultado espectacular.

Colorir as garrafas com pinturas é também algo simples de fazer e que costuma dar bons resultados. Usar várias garrafas e pintar de várias cores permite-nos conseguir obter umas jarras bonitas e que ficam espectaculares quando juntas, tal como se pode ver na imagem que abre este artigo.

reciclagem criativaTambém se pode pintar garrafas de vários tamanhos com a mesma cor e iremos ter um belo efeito, tal como demonstra a imagem anterior. Ficam perfeitas sem nada mais, ou quando muito, cheias de água até ao meio e com uma simples flor (artificial ou natural).

 

Um jardim bonito e ordenado

Reutilizar as garrafas no jardim ou numa pequena horta pode solucionar problemas de separação de espaços, delimitando áreas ou criando passeios de forma rápida e decorativa.

reutilizarSerá tão rápido e fácil como colocar as garrafas na terra para que não se mexam. Um truque para que as garrafas tenham mais peso para se poder formar as fileiras mais facilmente consiste em enchê-las com gravilha, areia ou terra. O único senão é a necessidade de ter muitas garrafas para se conseguir fazer estes espaços.

Por último, também não esqueçamos que as rolhas têm muitas possibilidades de fazer reciclagem criativa. Aproveitemos a ocasião e guardemos também as rolhas de cortiça das garrafas de vinho para fazer algo útil e decorativo: desde um tapete até forrar molduras de fotos, de quadros ou de espelhos, apenas para dar alguns exemplos. Como sempre, para fazer reciclagem criativa o que conta é a imaginação.

Comentários (2)

  1. MARIA DA GLORIA SOUSA Agosto 4, 2015
    • Paulo Antonio Agosto 5, 2015

Deixe o seu comentário