É verdade, já andamos a poluir o planeta há muito tempo. Mas na realidade a poluição é a filha adulta do século XX e os pais dela somos todos nós.
Todos os que usufruem das confortáveis vantagens que os séculos XX e XXI nos proporcionam para uma melhor qualidade de vida, têm obrigação de assumir um verdadeiro compromisso com a protecção do meio ambiente.
Você compromete-se connosco a apoiar esta causa a favor de um planeta menos poluído?
Tudo começou um pouco antes
Os nossos ancestrais que viveram antes do século 18 tiveram a sorte de conhecer um mundo quase livre de poluição.
Talvez a única coisa que possamos questionar é aquele horrível hábito que eles tinham de deitar lixo e dejetos humanos na rua, o que ajudava a espalhar doenças que vitimaram muita gente.
Mas além dessas notas que hoje podemos ver como anedóticas, a humanidade marchou durante séculos sem cometer grandes agressões ao meio ambiente, até a chegada da máquina a vapor.
Vapor vs. meio ambiente
A descoberta da força do vapor e a vertiginosa industrialização que trouxe consigo deu início à frenética corrida poluidora que até hoje não mais parou.
Muitas das planícies com pouca vegetação que vemos na Europa eram enormes florestas que foram dizimadas para produzir o carvão exigido pelas vorazes máquinas industriais.
Petróleo, automóveis e centrais nucleares: os três grandes agressores
Cerca de cem anos após a máquina a vapor, chegou o petróleo.
De início o petróleo não era tão agressivo para com o meio ambiente. Durante várias décadas, John D. Rockefeller apenas o produziu para que as casas tivessem combustível líquido e que as ruas fossem iluminadas.
Foi Henry Ford, vinte e quatro anos mais jovem do que Rockefeller, quem deu o grande impulso a favor do conforto das pessoas, mas também a favor da poluição.
O automóvel tornou-se na principal fonte poluidora em todo o mundo e está longe de perder esse título. Mas, nós como cidadãos do planeta Terra, podemos fazer muito de forma individual pelo meio ambiente, usando conscientemente os nossos carros.
É verdade que os riscos da energia nuclear são assustadores e que o seu uso deve ser controlado e reduzido, mas sempre podem ser encontradas alternativas. Não acha?
Você conhecia essa história de quase 300 anos de poluição? O que mais chamou sua atenção? Deixe-nos o seu comentário e, se achar interessante, divulgue.