Poses originais para fotos: modas “-ing” para todos os gostos

Ainda não há muito tempo esteve na moda o chamado Planking, “fazer a tábua”: posar para fotos deitado no chão (ou em qualquer outro sitio), com o requisito de estar virado de barriga para baixo, com os braços junto ao corpo e as pernas juntas, e nalgum local original. O cenário era fundamental, e quanto mais inóspito fosse o local ou mais arriscada a pose, mais divertido parece ser o resultado final. Para se ter uma ideia, apenas no Instagram há mais de 150.000 fotografias com o hashtag #planking.

planking

Mas sabia que o ‘planking’ não é nenhuma novidade? Foi um conceito idealizado por Gary Clarkson em 1997. Ele e o seu grupo de amigos costumavam fazer fotos com essa postura curiosa, até que no ano de 2007 resolveram fazer uma página no Facebook com as fotos, tendo a partir daí o fenómeno se expandido um pouco por todo o mundo. Tal foi (e continua a ser) a repercussão do #planking, que em 2009 um grupo de empregados dos serviços de emergência do Great Western Hospital em Swindon foram suspensos após terem sido surpreendidos a fazer “Planking” durante o horário de trabalho.

Algum tempo depois começou a ter também visibilidade o Horsemaning (muito mais original pelo resultado final da imagem), embora a origem deste movimento fosse muito anterior: a fotografia tida como referência do movimento data de 1920. O horsemaning consiste em simular uma decapitação em qualquer tipo de cenário. Tomando como referencia também o Instagram, a popularidade do #horsemaning é muito menor (talvez porque requer um melhor planeamento), pois existem apenas 296 fotos com este hashtag.

horsemaning

Também é muito popular nos Estados Unidos o Tebowing: ajoelhar no chão a imitar o quarterback dos New York Jets, Tim Tebow. Um movimento que é uma marca registada! Foi registado oficialmente por Tebow após ganhar uma batalha legal com dois jovens que se queríam apropriar da palavra. Inaudito. No Instagram há mais de 24.000 fotografias com o hashtag #tebowing e dezenas de variações do hashtag (#tebowingunderwater, #tebowingeveryday, #tebowinggear, etc) com muitas mais imagens.

tebowing

Outro desportista que está a ser protagonista de um movimento de fotografia é Jason Dufner: o dufnering é posar sentado no chão, com uma postura abatida e com as pernas esticadas, imitando a postura com que foi retratado o golfista durante uma visita a um colégio. No Instagram podem ser encontradas mais de 900 imagens desta pose.

dufnering

Como se fossemos a Bela Adormecida, com o tildaing podemos fotografar-nos a dormir (deitados e com os olhos fechados) em qualquer local: a criatividade do cenário é fundamental para dar um toque especial a esta pose. Este movimento teve a sua origem numa exibição da artista Tilda Swinton no MoMA, num quadro onde a artista aparecia a dormir numa vitrina. O gesto popularizou-se e actualmente há no Instagram cerca de 120 fotos com este hashtag. Aqui não só é possível encontrar o #tildaing praticado por seres humanos, como se pesquisarem bem, ainda poderão encontrar centenas de fotos de gatos que se “juntaram” a esta moda.

tildaing

A popular apresentadora americana Ellen DeGeneres convida os seus fãs e espectadores a praticar o Koalaing: tirar fotos ou fazer vídeos simulando ser um koala, abraçado a uma árvore, pessoa ou qualquer outro objecto. Existem já mais de 2.000 fotos no Instagram. Será que a moda está a pegar pelo resto do mundo?

Entrando em campos mais estranhos ainda, está a expandir-se a moda do Vadering: posar simulando os poderes de Darth Vader. Queres juntar-se ao lado negro da força? No Instagram é possível ver com a moda está a pegar: são já mais de 3.000 as fotos com o hashtag #vadering e outra grande quantidade de imagens com hashtags derivados (#vaderingoficial, #vaderingisthenewplanking, #vaderingermanmansfather…)

Vadering

Para os amantes (ou detractores) de Harry Potter, também existe uma moda de poses originais: o pottering. Pegue na sua vassoura, prepare a máquina fotográfica e comece a voar… No Instagram encontramos mais de 600 fotos deste estilo.

pottering

Outra moda que está a aparecer é moda japonesa do Hadokening (também chamada Makankosappo): imagine que tem poderes ao melhor estilo Street Fighter ou ‘Dragon Ball’ e tire uma foto! Uma pessoa tem de “simular” um poder e os outros têm de se sincronizar de forma a conseguir o efeito desejado.

hadokening

Não é fácil, mas se quiserem aqui está um tutorial em vídeo a ensinar como tirar uma foto.

Tomando como referencia o Instagram, está a tempo de ser um early-adopter desta moda: só existem 78 fotos com o hashtag nesta rede.

As modas vão e vêm, mas entretanto vamos divertir-nos tirando algumas fotos originais!

Imagens via compfight: plankingtebowing. Outras imagens: horsemaning,tildaingdufneringvaderingpotteringhadokening.

Deixe o seu comentário