Portugal é um grande produtor de energia eólica

Ao percorrer o nosso país cada vez é mais frequente encontrarmos mais campos de moinhos de vento para gerar energia.

Pouco a pouco, ver a silhueta destes gigantes moinhos deixou de ser algo estranho e chamativo para passar a ser algo normal. Agora quando os vislumbramos apenas nos continuam a chamar a atenção.

Mas há uma coisa que devemos ficar a saber, e que devemos fixar, que é o facto de Portugal ser um dos países que mais energia eólica produz, pois por cada 100 Watt de electricidade consumidos no ano passado nos lares portugueses, 15,03 Watt vieram do vento, um valor que eleva o país do terceiro para o segundo lugar mundial no contributo de energia eólica, atrás da Dinamarca e agora à frente da Espanha. Os dados publicados pela Redes Energéticas Nacionais (REN) sobre a produção de energia eléctrica em Portugal, em 2009, mostram que, por cada 24 horas, três horas e 36 minutos, em média, vieram do vento, ou seja, mais 31,6 por cento do que no ano transacto.

Como se pode ver não é algo que nos deva passar despercebido. Agora, cada vez que vejamos recortar-se no horizonte a silhueta destes gigantes não sejamos como Don Quixote e pensemos em toda a energía que produzem.

Fotografias de Luís Alves e Basilievich.

Deixe o seu comentário