Porque devemos economizar agua?

Os nossos hábitos insustentáveis de consumo e produção fazem aumentar cada vez mais o consumo de agua. Este facto, unido ao aumento da população mundial, as condicionantes climáticas e a contaminação das fontes de agua de qualidade, tornam a agua numa das principais origens de conflitos entre os países.

Segundo dados das Nações Unidas, cada dia morrem cerca de 25.000 pessoas em consequência de uma má gestão da agua. Na maior parte do mundo este recurso está sujeito à poluição, resíduos industriais e urbanos, contaminações de origem agrícola e outros elementos negativos que afectam grandemente a sua qualidade, não só em relação às águas superficiais como também nas águas subterrâneas.

 

“As principais causas para a continuação da deterioração do meio ambiente em todo o mundo são as formas insustentáveis de consumo e produção, particularmente nos países industrializados”. Cimeira Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável

 

Cada português gasta em média 109 litros de agua por dia. Isto significa que uma família de 4 pessoas gasta mais de 13.000 litros de agua por mês e 156.000 litros por ano. Estes resultados foram divulgados num estudo sobre o consumo de agua em Portugal levado a cabo pela Aquapor, que ao longo de quatro anos analisou os consumos de 288 mil habitantes distribuídos por dez municípios.

A nível europeu, Portugal ocupa o quarto lugar, sendo ultrapassado pela França, Espanha e Reino Unido. Neste último, o consumo por habitante chega aos 340 litros por dia, tendo em conta dados do Eurostat.

 

No entanto é possível diminuir o consumo deste bem essencial, nomeadamente através de:

  • Redução das perdas de agua no sistema de distribuição
  • Uma melhor gestão das pressões no sistema
  • Alterações tecnológicas em dispositivos e equipamentos, em instalações novas ou reabilitação adopção de modelos mais eficientes sem custos significativos
  • Melhores procedimentos e métodos de rega (gestão da rega, do solo ou de plantas, alteração do método)
  • Melhoria de tecnologias e operação em piscinas, lagos e similares e das técnicas de limpeza de veículos e pavimentos
  • Etc.

 

Também o consumo de outros produtos ou serviços pode contribuir para o aumento dos gastos indirectos de agua. A água é um elemento imprescindível na produção de alimentos, de plantas como por exemplo o algodão, para produzir vestuário, na produção de papel, etc.

Por tudo isto faça um consumo responsável e reduza os seus gastos com agua, esse bem tão especial e essencial à vida.

Deixe o seu comentário