Os vulcões da Indonésia

A Indonésia vai aproveitar a energia geotérmica dos seus inúmeros vulcões para se tornar na primeira potencia mundial na produção desta tipo de energia e reduzir a sua dependência de fontes de energia não renováveis.

As 17.000 ilhas da Indonésia são o lar de centenas de vulcões e geram aproximadamente 40 por cento do potencial da energia geotérmica da Terra. O país estabeleceu como objectivo atingir 4GW de energia geotérmica para o ano de 2014, o que praticamente quadruplicará a capacidade actual de 1.189 MW.

O projecto é extremamente ambicioso mas o seu custo é elevado: 12 mil milhões de dólares para ser exacto. O país está à procura de fundos junto do Banco Mundial, investidores privados e de países como o Japão e os EUA. Mas uma vez que os mecanismos sejam colocados em marcha e em funcionamento, gerar-se-há energia praticamente infinita, limpa, e com poucos gastos indirectos necessários

Desde esta janela aberta para o mundo apoiamos e alegramo-nos por este tipo de iniciativas que alguns países começam a tomar e esperamos que sejam muitos mais os que se unam a estas investigações.

Imagens via Wikimedia Commons

Deixe o seu comentário