Os sons da natureza

naturezaOndas a bater na praia, o canto dos pássaros no romper da aurora, a chuva a cair, um caminho na floresta, o crepitar de uma fogueira ou um riacho a correr são agradáveis sons da natureza que nos acalmam e renovam, ao contrário do que acontece com a violência de um trovão ou a ansiedade provocada por um vendaval. A banda sonora mais harmoniosa da natureza é como uma injecção de vida.

Mas porque gostamos de ouvir esses sons? A ciência diz-nos que existe um prazer e um efeito saudável quando nos entregamos a um ambiente acústico verde, quer seja no plano físico ou virtual através de gravações. Estes sons combatem o stress, ajudam-nos a concentrar e transmitem-nos alegria e felicidade a um nível consciente e também do subconsciente.

naturezaUma atmosfera saudável

Os ecossistemas geram concertos sempre únicos, que variam em função dos ciclos da Natureza, incluindo as fases lunares, as estações e uma infinidade de factores derivados do meio ambiente. Trata-se, em suma, de uma atmosfera da qual fazemos parte, e onde nos sentimos integrados de um modo quase hipnótico.

Tal como acontece quando abraçamos uma árvore, escutar estes sons permite-nos normalizar as funções orgânicas e transmite ao mesmo tempo uma boa dose de energia, melhorando a nossa saúde mental e física.

Muitos são os especialistas que estudam este eco, esse latir da vida e os seus efeitos benéficos, que poderão mesmo chegar a ser terapêuticos. A música da Natureza incide sobre os nossos sentimentos e emoções. Estimula os níveis de energia e estabiliza o campo emocional.

 

Da próxima vez que se sentir relaxado a ouvir os sons da natureza, já sabe a razão.

[youtube id=”x8FTP1IgqBA” width=”600″ height=”350″]

Deixe o seu comentário