Carros eléctricos, uma utopia tornada em realidade

Os carros eléctricos ainda há muito pouco tempo eram praticamente uma utopia, hoje em dia, e felizmente para o meio ambiente já existem carros eléctricos mais acessíveis e funcionais.

 

O que são os carros eléctricos?

Um carro eléctrico é um veículo que funciona com um motor eléctrico e a sua recarga é feita através da corrente eléctrica. Isto torna-o num automóvel ecológico já que não produz gases de estufa para o meio ambiente, nem implica mais procura de recursos tão contaminantes nem anti-ecológicos como os combustíveis fósseis (derivados do petróleo).

 

Prestações dos carros eléctricos

Como dizíamos, os carros eléctricos ainda à poucos anos atrás eram uma tecnologia em desenvolvimento que ainda tinham mais inconvenientes do que vantagens. Mas os avanços tecnológicos permitiram a existência de uma nova gama de carros eléctricos melhor equipados e mesmo com altas prestações.

Embora seja ainda uma tecnologia em desenvolvimento já foram alcançadas as prestações dos carros de gama alta ou desportivos de motor de explosão e actualmente a melhor opção ecológica aos veículos tradicionais é mesmo o carro eléctrico.

Vantagens dos carros eléctricos

  • A potência do motor eléctrico frente ao convencional é entre 10% a 30% maior, já que com apenas 46 % da energia da bateria é o suficiente para mover o carro eléctrico.
  • Diversos sistemas que dependiam do motor, como tecto de abrir, limpa para-brisas, ar condicionado e outros, têm os seus pequenos motores eléctricos independentes.
  • Diminuição da procura de combustíveis contaminantes como são os derivados de petróleo.
  • O travão deixa de funcionar através do motor pois já inclui um injector.
  • Motores que geram pouco ruído e consequentemente uma menor poluição sonora.
  • Em Portugal existem incentivos à compra de carros eléctricos.
  • Reduzem as emissões e a contaminação por dióxido de carbono (CO2).
  • O aquecimento do interior faz-se através de um pequeno aquecedor eléctrico.
  • A embraiagem é retirada uma vez que a transmissão é o suficiente.
  • A recarga da bateria é bastante económica.

 

Desvantagens dos carros eléctricos

  • Ainda são muito caros.
  • Alguns têm pouca autonomia entre recargas.
  • Os carros eléctricos são muito lentos a fazer a recarga.
  • As baterias têm uma vida de apenas 4 a 6 anos e de momento não são nada baratas.

 

Carros eléctricos de gama alta

Algo que os cépticos diziam era que seria impossível haver carros eléctricos de gama alta ou desportivos. Pois bem, eles já chegaram. Vejamos dois exemplos:

O e-Tron da Audi estará à venda em 2012. Com um design inspirado no modelo R8, a versão eléctrica conta com um motor eléctrico em cada roda e pesa 50 Kg a menos que o modelo original. Pode percorrer 250 kms, por cada recarga, com as baterias criadas pela Sanyo.

O Roadster é a primeira versão de carro eléctrico da Tesla com um design próprio de bateria, neste caso de lítio, que lhe proporciona 393 km por recarga. Está já à venda desde 2009.

 

O nosso conselho

Os carros eléctricos são uma opção ecológica interessante para diminuir as emissões de CO2. Mas não são totalmente limpos, emitem alguns gases tóxicos, como dióxido de enxofre, ao mesmo nível que os carros com motor de explosão. Embora sejam já uma boa ajuda no sentido da preservação do meio ambiente, ainda deverão melhorar para superar os inconvenientes que comentámos.

Um comentário

  1. Carros Dezembro 6, 2011

Deixe o seu comentário