Os 4 R’s aplicados nos transportes: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Rejeitar

Normalmente, em quase todos os manuais de ecologia e nos meios de comunicação social estamos habituados à regra dos 3 R’s aplicadas ao consumo e gestão de resíduos, ou seja, Reduzir, Reciclar e Reutilizar.

No entanto, nos últimos anos começámos também a ouvir falar da regra dos 4 R’s, acrescentando o conceito de rejeição, dentro do consumo responsável em relação a todos aqueles produtos que são prejudiciais ao meio ambiente.

Estes R’s também têm uma aplicação prática na relação entre o transporte e a sustentabilidade, uma vez que qualquer medida que procure o fomento da mobilidade sustentável passa pela aplicação das quatro seguintes regras:

 

  • Rejeitar: Quando se compra um veículo, deve-se rejeitar os modelos que têm maiores consumos. Desta forma estaremos a reduzir a emissões de gases poluentes, ao mesmo tempo que poupamos dinheiro em combustível. Facilmente podemos encontrar informação sobre os carros mais ou menos poluentes. Também devemos escolher viaturas que usem combustíveis menos poluentes, rejeitando os tradicionais combustíveis derivados do petróleo, mais poluentes e com reservas limitadas, optando por combustíveis derivados de fontes renováveis e com menor impacto ambiental, como o biodiesel ou o bioetanol.

 

  • Reduzir: Tente minimizar as suas necessidades de deslocação. Opte por fazer as suas compras no comércio local, faça passeios em locais próximos e faça as suas actividades de lazer perto de onde mora. Se conseguir reduzir a distância das suas deslocações, irá poupar tempo em viagens e poderá movimentar-se mais livremente e frequentemente caminhando ou usando a bicicleta.

 

  • Reutilizar: Altere os seus trajectos, de forma a conseguir no mesmo percurso ir de casa para o trabalho, fazer as compras, passar pelo ginásio e levar as crianças à escola. Também poderá alterar ligeiramente o seu percurso habitual de forma a poder partilhar o carro com um vizinho ou colega de trabalho. Irá ganhar tempo e dinheiro e a atmosfera da zona onde reside irá agradecer.

 

  • Reciclar: Mude os seus hábitos, começando a usar a bicicleta e os transportes públicos. Deslocar-se de bicicleta irá permitir-lhe fazer ainda um pouco de desporto. Usar os transportes públicos também tem as suas vantagens em relação à mobilidade de um veículo privado, nomeadamente irá permitir-lhe ler, estudar ou dormir enquanto viaja, evitando ainda os engarrafamentos, poupando dinheiro e contribuindo para minimizar a sua pegada ecológica.

 

Com estes conselhos fáceis poderá deslocar-se de forma simples, eficiente, sustentável e mais barata. Partilhe estes conselhos com os seus familiares e amigos.

Soluções simples que além de ajudarem o meio ambiente ainda permitem poupar dinheiro.

E você também tem alguma/s ideias que queira aqui partilhar?

Deixe o seu comentário