O que é o escurecimento global?

escurecimento globalO que é o escurecimento global? Esta expressão refere-se à diminuição da intensidade da quantidade de luz solar que chega à superfície da Terra e que é conhecida como escurecimento global. Por outro lado, podemos dizer que a redução do calor que chega à terra chama-se escurecimento global.

Os gases que provocam o efeito de estufa causam, como é sabido, o aquecimento global. Os produtos contaminantes causam ainda o escurecimento global. O uso de combustíveis fósseis também produz gases de efeito de estufa e outros problemas. Este tipo de combustíveis (fosseis) produz contaminantes como o dióxido de enxofre e cinzas.

 

Causas do escurecimento global

A principal causa do escurecimento global é a contaminação presente no nosso planeta e que é causada pelas actividades humanas.

A presença de partículas de aerossóis na atmosfera é, basicamente, a responsável da destruição da atmosfera do nosso planeta. Estas partículas, como os aerossóis absorvem a luz do sol e imediatamente a devolvem em direcção ao espaço. Estas partículas são núcleos nas nuvens.

O aumento da taxa de contaminação, também aumenta o número de partículas em forma de gotas. E as gotas dão lugar a nuvens que são transparentes e reflectem a luz solar para o espaço. As gotas mais pequenas são as responsáveis na redução da quantidade de chuva.

 

Situação crítica

Se não forem feitos esforços para controlar o escurecimento global e o aquecimento global, as possibilidades de acontecerem mais problemas ambientais e desastres naturais irão aumentar substancialmente.

O aquecimento global não estará a mais do que 30 anos de distância com todos os problemas daí decorrentes.

O nível do mar também irá aumentar devido ao desaparecimento do gelo na Gronelândia.

O risco de queimaduras também aumentará devido ao rápido desaparecimento da selva tropical e do consequente aumento das quantidades de dióxido de carbono. Nos próximos 10 anos a temperatura poderá aumentar imenso, destruindo grande parte da cobertura vegetal.

Deixe o seu comentário