O que é a meteorologia?

trovoadaUma das minhas paixões é a meteorologia e de todos os fenómenos com ela relacionados. É fascinante observar a força da natureza, seja através da beleza perigosa de uma trovoada ou simplesmente na beleza de um arco iris. Já anteriormente por aqui falei deste tema, mas por razões diversas, há muito tempo que não publico nada relacionado com o tema, mas penso ser altura de retomar as publicações. Hoje recomeço, falando resumidamente sobre o que é a meteorologia.

 

Definição de meteorologia

Podemos definir a meteorologia como sendo uma disciplina científica e técnica que estuda e tenta prever os diversos fenómenos que acontecem na atmosfera, para compreender por um lado o seu funcionamento, composição, estrutura e evolução, e por outro lado para fazer previsões meteorológicas bastante úteis para diferentes actividades humanas como a agricultura, a aeronáutica, a navegação, actividades militares, previsão de doenças, prevenção de incêndios, etc.

Dois dos conceitos fundamentais em meteorologia são o tempo e o clima. O tempo é o comportamento da atmosfera num determinado lugar e período de tempo. O clima em contrapartida, é entendido pelo alcance estatístico do tempo num período prolongado. Pode ser uma descrição climática local, de à 20 ou 30 anos atrás, até um estudo detalhado dos diversos factores que ocorreram na antiguidade, de que se ocupa a paleoclimatologia, pela qual podemos compreender por exemplo a temperatura média do planeta durante os períodos de glaciação.

 

Os diversos factores aos quais os meteorologistas tomam particular atenção são:

  • Temperatura
  • Humidade
  • Pressão atmosférica
  • Radiação solar
  • Velocidade e direcção do vento
  • Tipos de nuvens
  • Movimentos de grandes massas de ar (tempestades)
  • Quantidades de água caídas
  • Temperatura da água oceânica

 

Estações meteorológicas

Para fazer o registo de grande parte destes factores usam-se as estações meteorológicas. Uma estação meteorológica é composta por instrumentos capazes de medir, registar e partilhar a maioria destes factores. Actualmente existem redes de estações meteorológicas em colaboração com diferentes institutos na maioria dos países, criando modelos climáticos com um avançado grau de detalhe e com previsões feitas de minuto a minuto, como por exemplo nos Estados Unidos, onde existe uma grande quantidade de estações em terra, aviões, barcos e bóias oceânicas.

Vamos tentar ir dando algumas explicações sobre a forma de funcionamento da atmosfera e partilhar os dados mais interessantes e curiosos sobre a meteorologia.

Imagem Creative Commons

Deixe o seu comentário