O que é a ecologia social?

ecologia socialA ecologia social é um conceito relacionado com algo tão interessante e necessário na sociedade como é o espírito crítico e a denúncia. É uma demonstração sobre como é importante pensar a realidade e talvez tentar almejar a utopia como meta.

Também conhecida como anarquismo verde, a ecologia social é uma corrente filosófica e política que bebe as suas influências do ecologismo e do anarquismo. Quem iniciou este movimento foi o norte-americano Murray Bookchin (1921-2006), um dos pioneiros do movimento ecologista, que assentou as suas bases numa abordagem critica em contraposição ao ambientalismo, com o objectivo de encontrar solução para os problemas contemporâneos provocados pelo domínio do ser humano dentro do actual esquema capitalista.

 

Dupla crise: social e do planeta

A ecologia social advoga uma abordagem humanista do meio ambiente, desde um ponto de vista alternativo ao da época, que separava os problemas ambientais dos sociais, próprio dos anos sessenta e setenta, embora actualmente as coisas não tenham mudado muito.

Como primeiro ecologista social, Bookchinn propôs uma visão global, uma relação holística entre os seres naturais, o que incluía o ser humano. O equilíbrio seria atingido através da auto-regulação, sem intervenções que longe de ajudar o planeta estavam a provocar mais problemas ambientais.

A sociedade ideal seria uma “sociedade ecológica” que, longe de seguir os ditames do capitalismo, se organizaria sob a égide da economia ecológica, baseada na sustentabilidade em todas as suas ordens, organizada através da coordenação de comunidades independentes e autogovernadas.

 

O que é a ecologia social?

As contribuições de Bookchin lançaram as bases do que ele mesmo definiu como a ecologia social, uma disciplina surgida de e para a nossa época. Foi assim explicado por Murray no seu livro “A Ecologia da Liberdade”:

Por muito crucial que possa parecer a deterioração das instituições e dos valores, os problemas que afligem a sociedade actual não se esgotam de forma alguma na dita decadência. Misturada com a crise social nascida de uma crise que surgiu directamente da exploração que o homem faz do planeta.

Para além da teoria, da maior ou menor viabilidade das suas propostas, a ecologia social é uma chamada de atenção para os problemas contemporâneos relacionados com o meio ambiente. Uma clara demonstração que a melhor prática é uma boa teoria.

Deixe o seu comentário