Com 31 metros de comprimento por 15 metros de largura e uma área de 500 metros quadrados de células fotovoltaicas, o PlanetSolar é o primeiro barco a ser construído com estas características, destinado a demonstrar o potencial e as possibilidades das energias renováveis.
Depois de alguns meses de atraso, finalmente sua construção foi concluída nesta quarta-feira. Ao meio-dia o navio já flutuava na água, pronto para começar os testes técnicos realizados por especialistas da empresa Sun Power Corporation, criadores do projecto.
Desenvolvido por uma equipe internacional de engenheiros, físicos e construtores navais, ele foi projectado para navegar com energia obtida a partir de cerca de 38.000 painéis solares, que apresentaram uma eficiência de, pelo menos, 22% a mais do que a placas convencionais anteriormente comercializadas por esta mesma empresa.
A expectativa é de que este Catamarã se torne o primeiro barco solar a atravessar o Oceano Atlântico em menos tempo e, também, o primeiro barco dessa espécie a navegar nos oceanos Pacífico e Índico.
A cobertura do barco tem uma área de 500 metros quadrados de painéis solares fotovoltaicos, conectados a potentes baterias que pesam 13 toneladas, quase um quarto do peso total da embarcação que é de 60 toneladas.
A empresa alemã GAIA que desenvolveu as baterias do barco, afirmou que elas pode acumular até 1,3 megawatts de energia a baixo nível, e que isso permite que a embarcação navegue no escuro ou no meio de uma tempestade.
Projectado pelo engenheiro neozelandês Craig Loomes, o catamarã carrega dois platine-flotador hidrodinâmicos, que estão unidos por quatro patas a seu casco. Todos eles foram construídos utilizando leves fibras de carbono para limitar ao máximo o seu peso.
Equipado com duas hélices de carbono duas vezes maior do que o normal para um barco de seu tamanho, o catamarã é alimentado por quatro motores eléctricos com potência de 176 quilowatts. Seu consumo normal é de apenas 20 quilowatts por hora, o que os engenheiros acredita ser o ideal.
No início do próximo ano, o PlanetSolar realizar uma turnê mundial que vai levá-lo ao cais de Hamburgo, na periferia de Londres e Paris, na Europa e em Nova York, San Francisco, Cingapura e Abu Dhabi.
ai eu so quero ver quando acabar a luz quando estiver no meio do mar vsf gerla