Modelos eléctricos da Smart

smart eletricoQuase todos (se não toda a gente) conhece os carros utilitários da Smart, conhecidos pelo seu design e economia. No entanto a Smart está a ir mais longe actualmente, apostando em modelos eléctricos e ecológicos, que prometem revolucionar a forma de movimentação nas cidades. Trata-se dos novos Smart Fortwo Electric Drive e Smart Electric Bike, desenhados tentando respeitar ao máximo o meio ambiente, sem esquecer que a autonomia é um factor que preocupa muitos condutores.

 

Smart Fortwo Electric Drive

O pequeno utilitário da segunda geração da empresa alemã tinha 135 quilómetros de autonomia, enquanto esta terceira geração promete chegar aos 145.

Tanto a versão Cabrio como a Coupé dispõem de um sistema de recuperação da energia da travagem que duplica a potencia do conjunto em relação ao modelo anterior. Estamos agora a falar de 55 kW (75 CV), mais do que suficientes para acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 11,5 segundos e que permitem alcançar uma velocidade máxima de 125 km/h. Se tivermos em conta que o seu antecessor fazia-o em 26,7 segundos e alcançava os 100 km/h de velocidade de ponta, pelo que podemos dizer que as melhorias são consideráveis em todos os aspectos.

 

Smart Electric BikeSmart Electric Bike

A bicicleta eléctrica da Smart é um daqueles gadgets que adorava ter. A sua autonomia pode ir dos 30 aos 100 quilómetros (dependendo da utilização), mais do que suficiente para nos movermos à vontade pela cidade e não só. O seu motor eléctrico com 250 volts, colocado na roda traseira, funciona graças à energia fornecida por uma bateria de iões de lítio de 400 Wh.

Para terminar, gostaria de comentar que está disponível uma aplicação para iPhone que permite utilizar o dispositivo como um computador de bordo multimédia. Com isso podemos saber a energia da bateria que ainda está disponível ou a velocidade a que circulamos. Não é genial?

Deixe o seu comentário