Mobilidade sustentável: alternativas ao automóvel

mobilidade sustentávelDesde a invenção da roda, passando pela revolução industrial e até aos nossos tempos que o uso do automóvel se tem vindo a estabelecer como o meio de transporte favorito das massas. Quando as pessoas chegam à idade mínima legal para poderem conduzir, o mais comum é matricularem-se numa escola de condução e meses mais tarde conseguirem a carta de condução. O passo seguinte é poupar dinheiro para comprar um carro, ter o seu próprio veículo para se poder deslocar de um lugar para o outro, enquanto consome combustível fóssil e consequentemente contamina o meio ambiente. Isto é o percurso normal durante as últimas décadas. A maior parte das famílias que vivem em grandes cidades urbanizadas tem um automóvel estacionado na rua ou na sua própria garagem.

Mas é esse realmente o futuro? A resposta é um rotundo não.

O futuro passa pela procura de modelos de mobilidade sustentável que sejam igualmente cómodos e que respeitem o meio natural. É verdade que o fabrico de automóveis eléctricos e sistemas mais eficientes podem ser parte da solução, mas ainda não são uma realidade comum nas nossas estradas e o mundo não pode esperar mais tempo. Devemos procurar soluções imediatas para um problema global que ameaça muitos milhões de pessoas em todo o mundo.

Estima-se que em menos de 100 anos, entre o aumento da contaminação do ar, os desastres naturais cada vez mais frequentes (terramotos, ciclones, inundações) e aumento do nível do mar, cerca de 18% da população poderá vir a desaparecer. Esse é o futuro que é possível vislumbrar actualmente.

Mas nem tudo são más notícias, pois há cada vez mais pessoas a ficar conscientes deste problema e que estão a levar a cabo novas iniciativas ligadas à mobilidade sustentável, como por exemplo alternativas ao uso do automóvel.

 

Transportes colectivos

Os serviços de autocarros, metro e comboio são excelentes meios de transporte para deslocações rápidas e cómodas. Todas as cidades desenvolvidas no mundo têm as suas próprias infra-estruturas de transportes públicos, dando a possibilidade aos seus cidadãos de poderem deslocar sem terem de recorrer ao próprio carro.

alternativas ao automóvel

Utilize a bicicleta

A bicicleta é um meio de transporte ecológico e saudável. Há já imensas cidades a adaptar as suas ruas de forma a facilitar esta forma de transporte. Desta forma as pessoas podem evitar os engarrafamentos e ainda praticar desporto, com os consequentes ganhos em termos de saúde (física e mental).

 

Use as suas pernas

Sempre que for possível ir a algum lugar a andar, faça-o. Todas as cidades e localidades do mundo têm zonas e ruas para uso exclusivo dos peões. Não há nada melhor do que dar um bom passeio, exercitar as pernas e desfrutar do ar fresco.

 

Fazendo mais uso destas formas de transporte estaremos a fazer parte da mudança de modelo e mentalidades, ao mesmo tempo que estamos a ajudar a salvar o planeta e ainda a poupar muito dinheiro, já que os automóveis são caros e precisam de manutenção (revisões, mudança de óleo, pneus, filtros, etc.), já para não falar do custo do seguro.

Deixe o seu comentário