Masdar City, uma cidade “100% ecológica”

Nos últimos anos, muitas cidades em todo o mundo, desenvolveram estratégias para se tornarem mais amigas do meio ambiente. O uso de bicicleta, a criação de espaços verdes, a separação de resíduos e a incorporação de energias alternativas são algumas das medidas que procuram reduzir o impacto destes espaços urbanos.

Mas também há quem procure ir mais além, acreditando que é possível criar uma cidade cem por cento ecológica. Partindo desta premissa surgiu o projecto de Masdar City, uma urbe desenhada e localizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, com zero emissões poluentes e sem resíduos.

O desenho e a construção de Masdar ficou a cargo do estúdio de arquitectura Foster & Partners, que está a trabalhar intensamente para tornar possível a sua inauguração em 2013.

masdar cityInicialmente a data estimada para a sua abertura seria em 2020, mas os responsáveis do projecto anunciaram que pretendem terminar a sua construção no próximo ano, com a ajuda de mais estudantes (de engenharia, informática, electrónica, mecânica, etc.). Actualmente encontram-se a trabalhar cerca de 240 estudantes de 32 países, procurando combinar as mais avançadas inovações tecnológicas com antigas práticas de construção, de forma a conseguir obter um modelo sustentável.

Neste projecto, planeado para cerca de 50 mil habitantes, os edifícios serão abastecidos totalmente com energia solar e nas ruas não poderão circular automóveis movidos com combustíveis fósseis: será promovida a deslocação pedonal e uso de bicicletas e, para as longas distâncias, poder-se-á utilizar carros eléctricos e um comboio que ligará ao centro de Abu Dhabi.

Todos os resíduos serão tratados: os orgânicos como combustível e os inorgânicos para reciclar. A água da chuva servirá para regar e a água de consumo será obtida através de processos de dessalinização da água do mar.

masdar cityCom tudo isto, Masdar City pretende ser a cidade mais verde do mundo e servir de exemplo para o resto das cidades. Mas, será que pode realmente vir a ser uma cidade cem por cento ecológica? No próximo ano saberemos.

Deixe o seu comentário