LifeEdited: Um concurso para viver com menos, poupar dinheiro e ser mais feliz

Que estamos na era do consumo não é nenhuma novidade. As constantes mudanças nas tecnologias, a necessidade de “estar na moda” e as recorrentes estratégias de marketing levam a estilos de vida onde o acto de comprar é uma coisa banal, sem reflectirmos se o que compramos realmente nos faz falta ou não.

Ao consumirmos demasiado, aumenta não apenas o número de objectos inúteis em casa, mas aumenta também o tamanho da nossa pegada ecológica e o consequente impacto negativo no planeta. Um exemplo do que pretendemos ilustrar é o caso dos nossos lares, onde em muitos casos não aproveitamos tudo o que compramos, o que se traduz na compra de mais produtos, mais energia e mais contaminação.

Tendo isto em conta, Graham Hill, fundador da TreeHugger.com, lançou a LifeEdited. Trata-se de um concurso que procura alertar as consciências sobre como vivemos e se realmente isto nos faz mais felizes.

Esta interessante ideia de Hill consiste em que os participantes enviem ideias para o site de desenho Jovoto, propondo opções para remodelar um apartamento de 39 metros quadrados na cidade de Nova Iorque. Após serem discutidas e votadas no site, as melhores ideias serão seleccionadas por Hill para remodelar o espaço.

Existem prémios monetários no valor de 70 mil dólares, e outros como por exemplo bicicletas, câmaras digitais e serviços de comunicações.

Cama e mesa dobráveis. Imagem: TreeHugger

Além da remodelação e dos prémios, a ideia do concurso é que cada participante possa reflectir sobre como aproveitar o espaço, fazendo uso do que temos. Uma das ideias que já circulam é uma cama dobrável cuja estrutura também serve de mesa (acima), o que permitiria poupar espaço e móveis.

Reflectir um pouco antes de comprar é fundamental para não consumir demais e começar a levar um estilo de vida mais amigável do meio ambiente.

Deixe o seu comentário