Isolamento de casas reutilizando embalagens de Tetra Brik

reciclagemDada a falta de recursos, recorre-se à imaginação e à reutilização de materiais. Com embalagens de Tetra Brik recuperadas é possível isolar uma casa. Esta é uma ideia que está a ser levada a cabo nalgumas zonas mais pobres do Brasil. Aqui as tempestades e o calor podem ser muito mais do que apenas um incómodo para os habitantes mais pobres da cidade de Passo Fundo, no estado do Rio Grande Do Sul, na zona sul do país. Ali vive Maria Luísa Bueno, uma professora reformada que dedicou a vida ao ensino da química. É por isso que sabe como podem ser usados diferentes materiais em determinados cenários.

Foi numa noite de tempestade que começou a imaginar qual seria a melhor forma de aliviar todas aquelas pessoas que vivem em casas de madeira mal acondicionadas e que sofrem com os rigores climáticos quando chove muito ou está um calor sufocante.

A ex-professora Bueno decidiu então começar com uma campanha de recolha de embalagens vazias de Tetra Brick para usar o alumínio destas como material isolador. Foi criado um grupo de dez voluntários que começaram a reunir-se e que para além de fazerem a recolha das embalagens, davam a conhecer também esta invulgar iniciativa.

Após terem reunido uma quantidade suficiente de embalagens de Tetra Brik, os voluntários começaram a fabricar painéis feitos de alumínio. O processo é muito fácil de realizar e qualquer pessoa o pode fazer em casa. As embalagens são lavadas, abertas e finalmente unidas para formar painéis. É assim obtida uma superfície lisa, sem nenhum tipo de ondulação e que evita a acumulação da água. Nos países como o Brasil isto é muito importante, uma vez que devido ao problema da doença do dengue, que se desenvolve em locais de água estancada e que coloca em perigo a vida dos seres humanos.

Uma vez feitas as placas, colam-se nas paredes e nos tectos das casas de madeira. A casa fica assim isolada com um material ecológico e barato, obtido através da reutilização de um material que de outra forma seria somente lixo.

Para construir um metro quadrado de placa de alumínio de Tetra Brik são necessárias cerca de vinte embalagens.

Comentários (3)

  1. Júlia Setembro 30, 2013

Deixe o seu comentário