Ideias para reciclar CDs em acessórios para o lar

Tendo em conta que as tecnologia mudam constantemente e que por isso se produzem diariamente toneladas de lixo difícil de reciclar, temos aqui apresentado formas de transformar e reciclar objectos obsoletos em utilidades para o lar. Neste post vamos apresentar novas ideias para que os CDs que tem em casa e que já não usa, deixem de ser resíduos contaminantes e se tornem em objectos úteis e interessantes.

Decorações de natal: começamos pelo mais fácil, uma boa opção a ter em conta é transformar os CDs em acessórios para a sua árvore de Natal. Arvores, bolas, estrelas ou sinos são algumas das formas que é possível fazer apenas com uma tesoura. Se simplesmente procura que seja uma decoração permanente para o seu lar, também poderá recortar outras formas (como por exemplo flores) e pinta-las com tinta acrílica.

Bases para copos: Para quem gosta de pintar e criar os seus próprios desenhos, outra opção fácil é misturar cores de acrílico e transformar estes materiais em úteis e originais bases para copos.

Relógio: Com os CDs velhos pode fazer os mais variados tipos de relógios. Usando pinturas, papel, fotos e até botões vai conseguir fazer um relógio original, marcando os números correspondentes. Depois basta juntar os ponteiros e o mecanismo de relógio (que pode ter em casa e já não usa ou numa relojoaria). Útil, fácil e original.

Bola de espelhos: Com tesoura, cola e fita-cola à mão é possível transformar os CDs numa divertida bola de discoteca. Apenas é preciso recortar este material em quadrados para depois, com a cola, forrar uma bola. Com esta técnica de recortar os CDs em quadrados também pode criar molduras para retratos ou espelhos, caixas de embalagem ou decorações para paredes ou vasos.

Porta CDs: Com os CDs que já não usa pode fazer um suporte para os outros CDs que ainda continua a usar. É fácil e prático, apenas precisa de tubos e anilhas que suportem e separem cada um dos CDs.


Estas ideias são fáceis de aplicar pelo que o convidamos a criar objectos originais e que assim descubra que os materiais utilizados podem ser mais do que apenas lixo. Se conhecer outra técnica ou objecto para fazer com CDs, convidamo-lo a partilha-lo aqui neste espaço.

 

Um comentário

  1. aline Março 20, 2011
  2. Pingback: Porta CDs Reciclado | Recicla e Decora Setembro 1, 2011
  3. Pingback: Reciclar é viver! | Cherry Boom Shop Abril 10, 2012

Deixe o seu comentário