Ideias originais para prendas ecológicas

prendas ecologicasAs prendas alternativas costumam ser muito mais pessoais. Se para além disso ainda gostaria que a sua prenda fosse ecológica, então terá que se esmerar na escolha. A originalidade é a chave do êxito, e a imaginação é um valor importante na ecologia.

Não nos esqueçamos que a ecologia está na moda, pelo que já tem um ponto a seu favor. O repto consiste em conseguir que, para além de original, a prenda seja verde, e neste ponto também poderá ser fácil se gostar de fazer reciclagem.

Os trabalhos manuais não são o seu forte? Talvez possa finalmente descobrir como é fácil construir um brinquedo ou um objecto decorativo com materiais reciclados. De qualquer forma há muitas opções para poder encontrar a prenda perfeita.

 

Dar o nome a uma estrela

Escrever no céu não aumenta a pegada ecológica, mas neste caso falamos de dar o nome a uma estrela. Nada nos impede de o fazer directamente, por nossa conta, mas o nome não será oficial, naturalmente. Mas esta é uma opção que se pode tornar realidade por menos de 100 euros.

A empresa que o torna possível é a Starunitedregistry, embora não seja oficial pois apenas a União Astronómica Internacional pode dar nomes às estrelas, e todas as estrelas conhecidas já têm o respectivo nome. Seria neste caso uma prenda com um valor simbólico.

Outro bem intangível que nos ajudará a estreitar relações pessoais sem contaminar o meio ambiente, consiste em oferecer tempo de qualidade, logicamente, sempre e quando esse tempo não aumente a nossa pegada ecológica. Ler em voz alta belos poemas, fazer reciclagem criativa ou cultivar um jardim ou horta ecológica são algumas das possibilidades.

prendas originais

Ajudar o planeta

Fazer um gesto bonito por alguém para melhorar o planeta é demonstrar a sua cumplicidade para com essa pessoa, ao mesmo tempo que ajuda a que o mundo seja mais justo e solidário. Apadrinhar crianças, animais (a WWF oferece peluches de animais em extinção num kit de apadrinhamento) ou, naturalmente, fazer um donativo em seu nome a associações conservacionistas.

 

Faça você mesmo

Os brinquedos ecológicos são um presente quase insólito neste mundo actual, dominado pelas tecnologias e pelo consumismo. Escolher o mesmo brinquedo mas na sua versão ecológica é já por si uma forma de converter um objecto convencional em algo inesperado e original.

Se para além disso, optamos por lhe dar forma nós próprios, desfrutando do prazer de o fazer com as nossas próprias mãos e adaptando-o aos gostos de quem o vai receber. Não importam os grandes resultados, pois a carga emocional será o que o irá tornar diferente e único.

prendas originaisTer jeito para trabalhos manuais ajuda sempre, mas também é verdade que quem tem uma garrafa de plástico e quatro tampas já praticamente está a um passo de ter um brinquedo original. A prova são os brinquedos feitos por Martine Camillieri, a artista que criou a colecção minimalista de camiões de brincar que podemos ver na imagem superior.

Outra opção verde é apostar na nostalgia. Experimente restaurar aquele brinquedo, vestido ou objecto que tanto carinho ainda lhe desperta. É uma bonita forma de celebrar as recordações sem ter de comprar quase nada.

 

Alternativas a oferecer flores

Por último, não podemos finalizar este artigo sem fazer algumas sugestões sobre as flores, uma das prendas mais tradicionais. Porque, embora nos pareçam ser uma prenda natural, na realidade são um produto com um tremendo impacto ambiental, para além de terem uma vida muito curta.

prendas ecologicasEmbora pareça difícil encontrar substitutos, temos alternativas interessantes, que vão desde a simples ideia de fotografar uma linda flor ou conjunto de flores e dedicar a imagem a essa pessoa especial. Pode (se tiver jeito para o desenho) experimentar também desenhar as flores e oferecer um quadro feito por si. Outras possibilidades são os originais kits verdes que contêm sementes, entre outros o lápis Eco Sprout, que permite plantar vegetais quando esgota a sua vida útil ou as curiosas caixas de bombons Garden Bon Bonts, que na realidade são sementes.

Sem comentários

Deixe o seu comentário