Google festeja o dia da Terra com um “doodle”

dia da terraO Google apresentou esta segunda-feira um doodle animado, dedicado ao Dia Internacional da Terra, com o qual recria os ciclos da natureza e a sua relação com o dia e a noite, e as estações do ano.

Na animação é possível ver dois montes, um lago com peixes e um rio que vão mudando quando se faz clique. Um sol nasce e oculta-se, seguido pela noite e a lua. As estações também mudam.

O activista americano John McConnel propôs celebrar o planeta Terra a 21 de Março de 1969 com o objectivo de promover o pacifismo e a ecologia. Em 22 de Abril de 1970, na sequência de uma iniciativa do senador Gaylord Nelson, foi decretada a celebração do Dia da Terra, de acordo com o website oficial da celebração.

Após a aprovação da iniciativa, pelo menos 20 milhões de americanos saíram à rua, declarando o seu apoio ao decreto a favor do cuidado do meio ambiente.

A Organização das Nações Unidas (ONU) promove a iniciativa “O rosto das mudanças climáticas”, com a qual pretende chamar a atenção sobre as alterações climáticas a nível global, identificando as actividades que o promovem. “Foram recolhidas em todo o mundo imagens de pessoas, animais e locais directamente afectados ou ameaçados pelas alterações climáticas”, de acordo com uma mensagem da organização no seu website.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, instou a cuidar e a celebrar o planeta: “Celebremos este Dia Internacional renovando a nossa promessa de honrar e de respeitar Terra”, disse através de uma mensagem escrita.

Deixe o seu comentário