Natural phenomena time-lapse é um vídeo de Reid Gower (Videosapien) onde defende que a actividade a as obras do ser humano são uma parte da natureza.
[vimeo http://vimeo.com/51430433]
“Os seres humanos são parte da ordem natural. Somos macacos avançados que adquiriram idiomas e aprenderam a usar ferramentas. Os arranha-céus e as naves espaciais podem parecer pouco naturais, mas são uma parte tão importante na ordem natural como os diques dos castores e os ninhos das aves. As monótonas linhas eléctricas são indícios da solução energética de uma espécie de mamíferos. Abre os olhos ao mundo que construíste e a que habituaste, e alegra-te da tua participação no projecto da humanidade”.
Um interessante ponto de vista que procura dinamitar a fronteira entre o ser humano –a sua obra– e a natureza, mas que pode acabar por justificar qualquer atrocidade sobre o meio ambiente como manifestação de “um facto natural” (se o homem a as suas criações são parte da natureza, nada do que fizer pode ir contra ela). Uma espécie de neoantropocentrismo que esquece que a natureza se rege pelas seus próprios critérios e que os da humanidade não só nem sempre coincidem com estes, como ainda em muitas ocasiões atentam directamente contra a sua integridade (e a nossa).
Contudo, à margem destas dissertações, o vídeo é uma autêntica maravilha que não deve perder. Fenómenos naturais… e menos naturais, em todo o seu esplendor.