Dicas: Oito ideias para tornar as suas compras mais responsáveis

O impacto que temos para com o meio ambiente envolvente está estreitamente relacionado com o que consumimos e como consumimos. Ao fazer compras, podemos incorporar hábitos mais sustentáveis, os quais podem ser mais fáceis de adquirir do que poderíamos supor, ajudando-nos não apenas a cuidar do nosso planeta como também da economia local, e mesmo economizando alguns euros no seu bolso.

Neste post, vamos dar algumas ideias que poderá implementar quando for fazer as suas compras do dia a dia. São opções simples, que estão ao alcance de todos e que poderão representar um bom começo na melhoria da sua qualidade de vida e do meio ambiente envolvente.

– Antes de ir às compras, verifique a sua dispensa: Muitas vezes chegamos ao supermercado e compramos produtos sem ter em conta de que ainda os temos em casa. Para reduzir o consumo é muito importante considerar o que nos faz realmente falta e que uso poderíamos dar ao que já temos.

– Faça uma lista de compras: Uma vez que tenha analisado o que necessita, uma opção efectiva é escrever uma lista de produtos para não comprar coisas que não tinha planeado e não necessita.

– Considere os gostos da sua família e o que mais gasta em casa: Ao fazer a lista de compras é necessário ter em conta o que vamos usar realmente, o que se consome mais e o que é realmente útil Não compre coisas que sabe que irão ficar guardadas a um canto.

– Leve um saco de compras ecológico: Hoje em dia muitas lojas e supermercados vendem sacos ecológicos que se podem reutilizar imensas vezes. Transporte as compras nestes sacos e evite utilizar sacos de plástico nas compras.

– Escolha produtos ecologicamente sustentáveis: Nas prateleiras das lojas e supermercados existem cada vez mais opções de produtos sustentáveis ou produzidos com um menor impacto ambiental. Na hora da escolha, é importante optar pelos produtos que foram produzidos localmente, sem substâncias contaminantes e com técnicas de produção amigas do ambiente.

– Reutilizar e reciclar: Uma vez consumido um produto, quase sempre é possível reciclá-lo ou reutilizá-lo diminuindo assim a lista de compras e a quantidade de lixo. Esta opção é viável tanto para alimentos (guardando as sobras no congelador para utilizar quando quiser), como para outros produtos cujos materiais podem ser úteis noutras ocasiões.

– Separar os resíduos: Se o que consumiu já não é aproveitável, então deverá fazer a separação do lixo, facilitando o seu posterior tratamento.

– Dê a conhecer estas práticas: Uma vez adquiridos estes hábitos irá notar o fácil que pode ser utilizar práticas mais amigas do meio ambiente. Não se esqueça de comentar com os seus amigos e conhecidos tudo o que podem fazer para tornar o consumo mais responsável, ajudando não só o meio ambiente, mas também a sua carteira.

Comentários (2)

  1. Márcia Tomazetti Outubro 2, 2010
  2. Paulo Outubro 2, 2010

Deixe o seu comentário