Desafio “Vida a uma tonelada”: Família sueca deve reduzir a sua pegada ecológica durante seis meses

Os Lindell, protagonistas do projecto. Fotos: One Tonne LifeProcurando demonstrar que é possível incorporar hábitos mais amigáveis para com o meio ambiente sem deixar de viver uma vida normal, a família sueca Lindell começou a participar no desafio “Vida a uma tonelada“.

A proposta consiste em que os quatro elementos da família se instalem numa casa ecológica localizada nos arredores de Estocolmo por seis meses. Durante esse período, devem demonstrar que podem viver de forma mais eficiente, reduzindo as suas emissões de dióxido de carbono (CO2) a uma tonelada por pessoa por ano, quando o habitual é entre seis e sete toneladas.

Logo que Hannah, uma das filhas do casal, se inscreveu para a experiência, a família foi seleccionada e hoje é parte deste desafio através do qual poderão mostrar ao mundo formas de vida mais ecológicas e consciencializar sobre a necessidade de adquirir novos hábitos.

Casa ecológica onde irão viver os Lindell

Enquanto que o isolamento e os painéis fotovoltaicos da construção irão provir toda a energia a este lar e ao automóvel eléctrico da família, para calcular a sua pegada ecológica também irão ser considerados aspectos como a alimentação, o vestuário e os móveis. Isto implica que os Lindell deverão prescindir de alguns luxos aos quais estavam habituados para viver com o necessário e não gerar uma contaminação que ultrapasse os seus objectivos.

Este interessante projecto surge de uma proposta de três empresas: uma relacionada com a construção, outra com a energia e a última ligada à fabricação de automóveis. “Vida a uma tonelada” talvez sirva de incentivo para demonstrar que cada um no seu lar poderá propor-se a um desafio pessoal para começar a viver cada vez mais em harmonia com o meio ambiente.

Deixe o seu comentário