Conhecer as causas do aquecimento global ajuda a combatê-lo

As causas do aquecimento global são várias, mas na sua maioria, nós próprios podemos tomar algumas medidas para ajudar a combatê-lo.

aquecimento global

O que é o aquecimento global?

Fala-se muito disso e serão poucas as pessoas que não sabem o que é quando se fala sobre aquecimento global. Esta expressão refere-se à subida da temperatura média global do nosso planeta, basicamente devido a causas com origem nas acções humanas, e que podem ter um efeito extremamente negativo no planeta, tanto para os seres vivos como em relação à ordem social e económica do mundo.

Não devemos confundir, por outro lado, o aquecimento global com as alterações climáticas, um erro muito comum. O primeiro é um aumento gradual da temperatura planetária, enquanto o segundo refere-se às alterações dos ciclos das estações, e que afectam sobretudo os parâmetros meteorológicos.

aquecimento global

Consequências do aquecimento global

As consequências do aquecimento global, se isso não for remediado a tempo, são muitas e graves, sendo as mais importantes:

  • Subida do nível das águas devido ao aumento das temperaturas e ao degelo das calotes polares, o que levará ao desaparecimento de muitas zonas costeiras, onde se encontram muitas das cidades mais populosas e industrializadas do mundo.
  • Secas, que afectarão as populações mais pobres dos países com menos índice pluvial. Isto Poderá causar a migração em massa para outras regiões mais férteis ou ricas.
  • Fenómenos atmosféricos mais intensos, tempestades, tornados, ciclones, etc. Estas consequências do aquecimento global podem causar grandes desastres, como os provocados pelos tufões do Pacifico e Indico, ou pelos furacões do Atlântico.

 

Causas do aquecimento global

Algumas das principais causas do aquecimento global são:

  • Emissões de dióxido de carbono (CO2): são uma das maiores causas do aquecimento global e a maior fonte destas emanações são os combustíveis fósseis, muitos dos quais são expelidos através dos veículos. No entanto, as empresa de produção de electricidade são as maiores causadoras de emissões poluentes, já que para produzir electricidade queimam enormes quantidades de CO2 produzindo 40% das emissões deste gás nos EUA.
  • Emissões de gás metano: Outra importante causa do aquecimento global é a produzida pela indústria agrícola e de criação de gado, em princípio menos suspeita de emitir gases. No entanto existe uma geração de metano devido à decomposição bacteriana da matéria orgânica em ambientes privados de oxigénio (decomposição anaeróbica). Isto acontece, por exemplo, nos arrozais ou nos intestinos dos animais herbívoros. A grande extensão dedicada a determinadas plantações ou aos animais para consumo de carne, desde meados do século passado tem vindo a aumentar enormemente as emissões de metano. Mas também há emissões naturais que contribuem para o aquecimento global, como por exemplo os cristais de gelo com gás metano preso nos fundos marinhos do Ártico.
  • A deflorestação: a deflorestação é outra importante causa para o efeito de estufa, sobretudo de florestas tropicais, o que tem vindo a acabar com os grandes pulmões purificadores naturais do ar deste planeta.
  • Uso excessivo de fertilizantes químicos na agricultura: Desde meados do século 20 que o uso de fertilizantes químicos tem vindo a crescer desmesuradamente. Os fertilizantes ricos em azoto (nitrogénio) têm efeito sobre o aquecimento das terras de cultivo com uma potência 300 vezes maior do que o dióxido de carbono. Para além disso, as sobras de fertilizante não só afectam o meio causando o aquecimento global, como também vão parar ao mar provocando “zonas mortas” nos oceanos.

Conhecendo as causas do aquecimento global é fácil adivinhar os princípios básicos para ajudar na sua solução, como são a gestão energética e o uso de veículos não poluentes, algo onde todos podemos colaborar.

 

Para saber más…

Para saber mais sobre as causas do aquecimento global e sobre as suas soluções, pode encontrar nas páginas deste blogue soluções sobre diferentes tipos de veículos movidos a combustíveis não poluentes, formas de poupar energia eléctrica e assim produzir menos CO2, assim como informação sobre agricultura biológica para deixar de usar fertilizante químicos como forma de minimizar este problema ambiental, bem como para comer mais saudável. Não só estará a ajudar o planeta, como também estará a poupar dinheiro.

Deixe o seu comentário