Todos os dias há pessoas com novas ideias, ideias que procuram tornar a vida mais prática, por vezes mais fácil, e outras mais viradas para o nosso bem-estar. Há também outras que pensam no nosso planeta e na forma como podemos trabalhar para cuidar dele. Foi uma destas últimas que encontrámos numa notícia.
Sara Wolf e Milena Glimbovski inauguraram em Berlim o primeiro supermercado sem desperdícios da Alemanha. Esta é uma ideia até muito simples de ser colocada em prática.
De cada vez que vamos ao supermercado, é imensa a quantidade de sacos, embalagens, caixas e recipientes que levamos para casa, muitas vezes sem sabermos se é possível reutilizá-las, pelo que acabamos por gerar demasiados desperdícios sólidos que vão contaminando o meio ambiente. Sob a premissa de diminuir esta quantidade de desperdícios, Sara e Milena lançaram uma campanha para reunir fundos, e conseguiram finalmente inaugurar no passado mês de Setembro o Original Unverpackt (original sem embalagens, em espanhol) em Berlim, um supermercado que não usa embalagens.
Os alimentos estão à venda a granel e os clientes têm de levar os seus próprios recipientes para carregar o que adquiriram. Caso contrário, apenas é possível levar as coisas em embalagens multiusos ou de papel reciclado, já que as empresárias não querem ter à venda nada que se deite fora logo após o primeiro uso ou que venha pré-embalado. Os abastecimentos chegam à loja oriundos dos mercados e produtores locais, o que torna mais baratos os custos finais nalguns casos, para além de lhes permitir ter uma maior variedade de produtos orgânicos.
Estas jovens acreditam que cada pessoa pode ter, através de pequenas acções, um impacto positivo sobre o planeta. Conheça um pouco mais deste projecto nesta entrevista.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=W3Gu4qTvbJU]