Como fazer papel reciclado

Como fazer papel recicladoNunca se questionou como é fabricado o papel reciclado a partir de todos esses papéis e cartões que diariamente são depositados nos contentores de reciclagem? Pois bem, hoje vamos explicar como é possível fazer o nosso próprio papel reciclado caseiro.

Para começar este “workshop” sobre reciclagem de papel, vamos necessitar de alguns utensílios que podemos encontrar na nossa casa. A primeira coisa é naturalmente a matéria-prima, papéis de jornais, revistas, cartolinas, papéis coloridos, papel higiénico, etc. Basicamente precisamos de todo e qualquer tipo de papel ou cartão. Vamos também precisar de um recipiente grande onde faremos o papel, uma batedora ou liquidificadora, uma colher grande e uma peneira, duas molduras de madeira com as dimensões do papel que se pretende. Para fazer a peneira, a uma das molduras é agrafada uma rede.

Vamos começar então pelo processo de fabrico de papel reciclado. A primeira coisa a fazer é cortar o papel em pedaços pequenos. Quando terminarmos de cortar o papel, deitamos tudo para o recipiente grande, e de seguida misturamos com água quente, aproximadamente o dobro da água em relação á quantidade de papel. (Poderá ser usada água fria, morna ou bastante quente. Quanto mais alta for a temperatura da água, mais rápido será o processo de amolecimento do papel).

Agora é altura de usar a batedora até que o papel fique bem moído e que se forme uma pasta espessa, que deve ser deixada a repousar durante algumas horas. Use uma espátula para ajudar a misturar melhor, se necessário.

Passado este tempo é altura de utilizar a peneira para eliminar o excesso de água. Após estar tudo bem escorrido deve-se passar o produto resultante por água fria corrente (pode ser da torneira) para aclarar a pasta o mais possível. Escorrer novamente a pasta e já está quase pronto.

Pode adicionar-se cola de madeira (branca) para tornar o papel mais resistente, no entanto esta operação é opcional. Retire a pasta com a colher e deite-a sobre a grelha com a moldura, estendendo-a a seu gosto. Isto irá determinar a dimensão da folha de papel reciclado.

Após estar bem estendida, coloca-se um quadro com um pano absorvente por cima da pasta de papel e vira-se a tela para remover a rede.

Podemos colocar durante um curto período de tempo, algum peso em cima da tela para que o papel reciclado fique mais fino. Posteriormente e quando a tela tenha absorbido a agua, vamos retirar a tela e deixar a folha de papel a secar durante pelo menos um dia.

E já temos as nossas folhas de papel reciclado.

Se alguma parte do processo não ficou muito clara, de seguida deixo um vídeo com a explicação de todo o processo de fabricação do papel reciclado.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=fjt5gWCx120]

Deixe o seu comentário