Como é feita a reciclagem do plástico e quais as suas vantagens

A reciclagem do plástico é algo cada vez mais necessário. Conheça o processo da reciclagem, as suas dificuldades, assim como os benefícios e vantagens.

reciclagem de plástico

Porquê reciclar o plástico

A reciclagem do plástico é uma coisa necessária, que tem muitas vantagens e benefícios para o meio ambiente devido à enorme quantidade de desperdícios diários produzidos deste material, em qualquer lar ou actividade profissional.

Isto representa um enorme problema devido à extraordinária quantidade de resíduos que geramos todos os dias, de um material que não é biodegradável, e que ainda permanece demasiado tempo no meio ambiente, muitas vezes com grandes prejuízos para a fauna e flora. Para além disso, é também um grande poluente devido ao metano gerado, com um efeito de estufa muito maior do que o dióxido de carbono.

 

Dificuldades técnicas acrescidas na reciclagem do plástico

A maior dificuldade da reciclagem reside na necessidade de identificar, separar e classificar os diferentes tipos de plástico após a sua recolha, já que cada um tem um diferente peso molecular, pelo que não se devem misturar devido ao material obtido ser frágil e com muito poucas possibilidades de reutilização. Mas se forem separados pode-se obter um produto final de qualidade.

Outro problema técnico para reciclar o plástico são as tintas, recheios e demais aditivos que este material possa conter, já que normalmente são muito difíceis de eliminar sem prejudicar a chamada “matéria-prima”.

 

Como é o processo da reciclagem do plástico

Para além dos mencionados processos de separação dos diferentes plásticos por peso molecular, existe uma outra classificação, em função da classe de resina utilizada no fabrico. Existiram diversos métodos que foram aperfeiçoados até ao actualmente utilizado, que é um sistema de infravermelhos mais rápido e eficaz do que os anteriores.

Uma vez passados os processos anteriores de filtragem e separação, o passo seguinte é a trituração e eliminação das impurezas, como por exemplo das etiquetas e restos de conteúdo quando se trata de recipientes. O último passo é a fundição, que separa o produto em pequenos bocados em forma de bolas para que o plástico reciclado possa ser reutilizado no fabrico de novos objectos.

 

Vantagens e benefícios da reciclagem do plástico

A reciclagem do plástico tem muitas vantagens para o meio ambiente, e consequentemente para a qualidade de vida de todos nós. Algumas das mais importantes são:

  • Diminuição de resíduos. A quantidade de resíduos que produzimos é tal que rapidamente será necessário outro planeta somente para podermos despejar o lixo. A reciclagem em qualquer das suas vertentes é uma das soluções.
  • A reciclagem do plástico é um benefício devido à poupança das matérias-primas, recursos naturais, energéticos e económicos.
  • Outra vantagem é a diminuição da emissão de gases com efeito de estufa emitidos no fabrico do plástico. A reciclagem requer menos energia e transporta materiais mais leves, havendo também menos combustível com emissões poluentes. Por exemplo, por cada quilo de plástico reciclado evita-se a emissão de 1,5 kg de CO2 para a atmosfera.

Deixe o seu comentário