Como cultivar cogumelos em casa de forma fácil e divertida

cogumelosApesar das pressas e da falta de tempo da vida moderna, é possível cultivar cogumelos de forma fácil e divertida em casa com estes truques.

 

Uma introdução aos cogumelos antes começar a cultivar em casa.

Os cogumelos são apenas a forma de reprodução dos fungos. Estes, uma vez maduros, soltam os esporos. A micologia ou micetologia é a ciência que estuda os fungos. Nem todos os cogumelos são comestíveis. Alguns são tão tóxicos que podem ser letais apenas passadas algumas horas de serem consumidos. Apenas o conhecimento e a prática podem ajudar na identificação de um fungo tóxico ou não tóxico.
O cultivo de champignon (um cogumelo comestível), em Portugal tem vindo a crescer todos os anos e já é feito em grande escala um pouco por todas as regiões. A técnica de cultivo consiste, inicialmente, em germinar esporos num meio de cultura, composto de ágar, água de batata e algas marinhas. Vão-se formar hifas e, mais tarde, micélios. Os micélios, então, são transferidos para outro meio de cultura, onde são sucessivamente repicados, originando novos micélios. Esta etapa dura cerca de um mês.
Num segundo momento, os micélios são transferidos para um novo composto, formado de palha, bagaço de cana e outros componentes orgânicos misturados à terra. Neste composto, após vinte dias, os micélios originarão os primeiros cogumelos, que são colhidos a cada sete dias, durante um mês.
Todas as etapas de cultivo são realizadas em galpões de construção simples, mas inteiramente vedados á luz, com controlo de humidade e temperatura. Os cogumelos comestíveis contêm de 2 a 10% de proteínas e são ricos em vitaminas do complexo B e sais minerais (potássio, cálcio, fósforo e magnésio).

 

Tipo de fungos para cultivar cogumelos em casa

Quando pretender cultivar cogumelos em casa há que fazer a distinção entre dois tipos de fungos:

  • Fungos saprófitas (ou sapróbios). Os mais fáceis de cultivar, pois basta obter um micélio secundário e reproduzi-lo em grãos de cereais. Estes convertem-se em novas sementes aptas para germinar em pellets ou directamente na terra.
  • Fungos micorrizas. Este tipo cria relações de simbiose com as raízes de certas plantas ou árvores para se poder reproduzir. São desta família o Boletus edulis e as trufas.

 

Como cultivar cogumelos em casa

Para cultivar cogumelos em casa, existem diferentes possibilidades. Anote:

  • Actualmente é possível encontrar na Internet uma imensidão de empresas que colocam à nossa disposição kits preparados para criar os cogumelos que escolher criar (fungos saprófitas). Apenas tem de ter cuidado com a humidade e a quantidade de luz mais adequada para o seu crescimento. Alguns kits precisam apenas que mantenha os cogumelos em zonas com uma humidade determinada (entre 75% a 90 %) e que os pulverize com água.
  • Se quiser aproveitar as árvores do jardim (obterá melhores resultados se tiverem mais de 10 anos), também poderá conseguir cultivar cogumelos de fungos micorrizas.

 

Cultivar cogumelos já foi mais difícil do que é actualmente, mas uma vez que experimente e se familiarize com as técnicas de cultivo, certamente quererá repetir a experiência.

Deixe o seu comentário