Como ajudar a combater as mudanças climáticas

mudanças climáticasAs mudanças climáticas ameaçam o planeta e devido à poluição acontecem problemas como o aumento da temperatura global, o derretimento das calotes polares, a diminuição da vegetação e dos animais, diminuição da produtividade na agricultura e todas as consequências daí advindas.

Para tentar combater estes problemas, podemos optar por várias estratégias. Vamos ver de seguida quais as melhores formas de ajudar a combater as mudanças climáticas:

 

1. Reduzir, Reutilizar, Reciclar

Estas três actividades são factores determinantes para evitar a contaminação e tentar controlar as mudanças climáticas. Podemos reduzir os resíduos mediante o uso de produtos reutilizáveis e comprar apenas aquilo que necessitamos. Também se pode reduzir mediante a redução do uso de papel, da compra de substâncias não tóxicas e evitando o desperdício de alimentos. Reciclar e reutilizar são as outras duas formas mais importantes.

 

2. Os veículos

Uma das principais fontes de contaminação são os veículos, o que resulta em mudanças climáticas rápidas. Conduzir menos significa evitar o uso desnecessário de veículos. Utilizar os transportes públicos, andar a pé e usar a bicicleta para trajectos curtos. Isto irá permitir que haja menos emissões de dióxido de carbono. Além de ajudar reduzir as emissões poluentes, a bicicleta e caminhar são actividades boas para a saúde. Fazer uma condução inteligente é escolher como meio de transporte os veículos eficientes, os híbridos. Também deve usar a pressão correcta nos pneus, acelerar lentamente e quando as paragens nos semáforos forem superiores a ½ minuto podemos mesmo desligar o motor. São estas coisas simples que nos permitem reduzir as emissões de gases, além de ajudar a manter em bom estado a viatura e de permitir que se gaste menos dinheiro em combustível.

 

3. Plantar árvores

Devido à enorme procura, são cortadas milhares de arvores diariamente. É um golpe duro para o meio ambiente, uma vez que cada árvore absorve em média uma tonelada de dióxido de carbono durante a sua vida útil. Hoje em dia uma grande quantidade de árvores são cortadas nas florestas e nas cidades para a fabricação de móveis, materiais de construção, artigos desportivos e para queimar para aquecimento, o que resulta no aumento da temperatura e na redução da quantidade de chuva. É por isso que a plantação de árvores é a melhor forma de reduzir o impacto das mudanças climáticas. Já conhece o movimento plantar Portugal?

 

4. Poupar electricidade

A electricidade é uma das grandes invenções da humanidade de tal forma que não conseguimos imaginar um mundo sem ela. No entanto, essa invenção está a tornar-se numa maldição para a humanidade. O consumo humano aumenta todos os dias, tal como os resultados da contaminação. Temos de evitar o uso da electricidade sem necessidade. É preciso desligar os aparelhos e a iluminação quando não estamos numa determinada divisão da casa. Devem ser usadas lâmpadas eficientes como as lâmpadas LED e CFL (lâmpadas fluorescentes compactas) para reduzir o consumo e evitar o uso do ar condicionado e aquecedores quando não são necessários.

 

5. Fontes de energia alternativas

Aproveitar as fontes de energia alternativas é uma das melhores formas para tentar reduzir as emissões de CO2 e combater as mudanças climáticas. Devemos aproveitar as fontes de energia renováveis como a energia solar, hidroeléctrica, geotérmica, biogás e eólica.

Deixe o seu comentário