Como actualizar o WordPress manualmente

Com o wordpress a ser constantemente actualizado, é importante para quem usa este CMS, ter um guia para realizar a respectiva actualização para a nova versão.

Lembro que existem soluções automáticas para quem não quer perder tempo, ou é menos experiente, como a ferramenta Fantástico, presente nos serviços de hosting pagos, e também alguns plugins que podem ser instalados directamente no seu ambiente do WordPress. Porém, se você quer ter o domínio das acções, ou simplesmente utiliza um serviço de hosting gratuito que não permite a actualização automática, então siga as seguintes instruções:

Primeiro de tudo, fazer os tradicionais backups. Tanto dos bancos de dados SQL, como dos arquivos hospedados no seu servidor (posts, imagens, configurações e tudo mais). Depois disso, descarregue a versão actual do wordpress, e descompacte no seu disco rígido.

Em seguida, aceda o endereço FTP do seu serviço de hosting (eu utilizo o Filezilla para esta tarefa), e localize a pasta onde está instalado o seu WordPress e apague todos os aquivos, MENOS o arquivo wp-config.php e a pasta /wp-content. Após isto, copie todos os arquivos da pasta descompactada (onde contém a versão actual) novamente para a mesma pasta do seu host, EXCEPTO os arquivos que você preservou na hora da limpeza.

Para finalizar, basta aceder ao URL do seu site, como por exemplo: http://www.seusite.com / wp-admin / upgrade.php, clicar em “First step” e pronto.

Observações:

  • Não esqueça de desactivar os plugins instalados antes de começar todo o processo.

  • Ao terminar, active os plugins, e caso algum não funcione, certamente terá de actualizá-lo para contemplar a versão actual do WordPress.

  • Para saber mais informações sobre o WordPress antes de actualizar, visite a página oficial do Wordpress.

  • Estes procedimentos devem funcionar para actualizar qualquer versão do WordPress.

  • Um erro muito comum é esquecer de de não apagar outros arquivos que você personalizou, como o locale.php, que é encontrado na pasta /wp-includes. Caso tenha esquecido de preservar este arquivo, o seu blog voltou a mostrar as datas em inglês, não se preocupe, lembre que você fez backup de tudo e agora pode enviar apenas este arquivo para o seu serviço de hosting.

Deixe o seu comentário