Cerâmica de Picasso em leilão

A prestigiada casa de leilões Christie’s leva a hasta no dia 21 de Abril um lote de arte impressionista e moderna, onde estão incluídas 59 obras de Pablo Picasso. Com excepção de duas delas, as restantes são de cerâmica, realizadas pelo artista a partir da década de 40.

A cerâmica foi para Picasso um reencontro com a milenária tradição artística mediterrânica, com a qual sempre se sentiu identificado, tanto pelo motivos representados como pelo seu fascínio pelos mistérios da cerâmica, onde a intervenção do fogo provoca a transformação das propriedades dos materiais, dando lugar à metamorfose do objecto.

Assim, durante um período de vinte anos e em colaboração com os artesãos locais de Vallauris, Picasso produziu cerca de 4.000 peças únicas em argila cozida, que reinterpretavam uma antiga civilização que, ao mesmo tempo, recordava a sua terra natal, os seus usos, costumes e cores.

No total serão leiloadas 57 peças de cerâmica requintadas e a preços acessíveis para “Picassos”. Os preços vão desde os 1.100€ aos 9.000€ em função do tamanho e da qualidade da peça.

Deixe o seu comentário