Causas das alterações climáticas

alterações climáticasPerguntamos muitas vezes qual a razão, pois as alterações climáticas são uma realidade palpável e que estão a fazer mossa um pouco por todo o mundo. Esta é uma ameaça que alguns querem esconder devido a interesses económicos, mas é impossível de ser ocultada porque as suas consequências são cada vez mais devastadoras.

O objectivo deste artigo não é outro que não falar sobre as causas que criam um desequilíbrio energético, uma mudança persistente entre a quantidade de energia que entra no sistema e a que sai.

 

Causas naturais

As causas naturais das alterações climáticas são as que têm a ver com alterações na energia recebida do sol, a actividade vulcânica, o movimento das placas continentais, as correntes oceânicas, etc. Tudo isso tem influência e qualquer anomalia num ponto específico do planeta tem repercussões a nível global. Por vezes podemos vê-lo de forma imediata, mas outras vezes é preciso passar algum tempo até nos darmos conta disso.

alterações climáticas

Causas antrópicas

Estas são as causas em que intervém o factor humano, e as que podemos evitar. Aqui entra a exploração madeireira (corte de florestas) ou a queima de combustíveis fósseis, apenas para citar dois dos exemplos mais conhecidos. Podiam acabar um dia, mas infelizmente os governos de todo o mundo não estão muito a favor de vetar uma série de práticas que nos prejudicam a todos.

As emissões de dióxido de carbono para a atmosfera disparam nos últimos anos e os dados relacionados com as alterações climáticas são preocupantes. São queimadas zonas verdes, são destruídas florestas, diminui a fotossíntese, são feitas alterações na orografia dos terrenos, são usados cada vez mais fertilizantes e mais gases refrigerantes, cada vez há mais carros nas ruas a emitir CO2…

É preciso mudar mentalidades antes que seja tarde demais, e tentar pelo menos remediar todas estas causas que agravam ainda mais o problema todos os dias.

Deixe o seu comentário