Hoje falamos possivelmente do arquitecto mais influente da história, o americano Frank Lloyd Wright. Concretamente do seu projecto mais importante e um dos marcos principais da arquitectura do século XX.
Situada em Bear Run, Pensilvânia (Estados Unidos), a Casa da Cascata foi construída entre 1935 e 1939 como casa de campo para Edgar Kaufmann, dono de uns grandes armazéns em Pittsburgh. Hoje em dia Fallingwater (nome em inglês da casa) é um monumento nacional nos Estados Unidos que funciona como museu e pertence ao Western Pennsylvania Conservancy.
Fallingwater segue os princípios da “arquitectura orgânica” enfatizados por Wright. Tanto é assim que os cimentos da casa são as rochas do local, e algumas delas excedem a largura do primeiro andar, inclinando-se junto à chaminé.
A casa, de dois andares, estende-se horizontalmente com proeminentes terraços. Tem janelas que se estendem verticalmente e que passam de um andar para outro.
Quando Edgar Kaufmann anunciou a sua visita a Taliesin (estúdio do arquitecto), Wright sentou-se e desenhou o primeiro esboço da casa e os planos de construção em poucas horas. Wright comentou a Kaufmann “… desenhada para a musica da cascata… para quem gosta de a ouvir”.
Hoje em dia o som da cascata percebe-se em qualquer sitio da casa.
Aconselhamos uma visita à sua página web para descobrir os infinitos recantos e curiosidades que esconde esta obra mestra da arquitectura.