Carros eléctricos: O futuro do automóvel?

Os carros eléctricos representam a resposta ideal para a resolução de muitos dos actuais problemas ambientais, ao contribuírem, não só para o aumento da qualidade do ar que respiramos, como também para o abrandamento do aquecimento global, e ainda para a diminuição da dependência que se vive actualmente dos combustíveis fosseis, cujas reservas ameaçam extinguir-se dentro de não muitos anos. Por estas e outras razões, os carros eléctricos são já vistos como aquilo que será o futuro inevitável do automóvel

 

Algumas vantagens dos carros eléctricos:

 

Menores custos de manutenção

Os carros eléctricos poderão provocar um impacto extremamente positivo nos bolsos dos seus condutores, na medida em que, de momento, a energia eléctrica é muito mais barata do que os combustíveis fósseis utilizados nos motores de combustão. Para além disso, os carros eléctricos têm a capacidade de armazenar energia nas suas baterias, o que poderá representar a possibilidade de poupar quantias surpreendentes de dinheiro.

 

carros eléctricos

Reaproveitamento de energia

Um dos maiores benefícios dos carros eléctricos para o ambiente assenta no facto de serem capazes de reaproveitar energia, através de um processe chamado de travagem de regenerativa, que faz com que, no momento de uma travagem, o motor passe a funcionar como um gerador que transfere a energia gerada pela travagem para a bateria.

 

Condução extremamente agradável

Sem a necessidade de embraiagem nem de caixa de mudanças, os carros eléctricos proporcionam uma condução extremamente agradável, livre de ruídos desagradáveis e turbulência na condução.

 

Menor poluição ambiental

Uma das principais vantagens dos carros eléctricos é a ausência de emissão de gases poluentes para a atmosfera. Uma vez que funcionam unicamente a energia, estes carros representam uma alternativa extremamente amiga do ambiente, que poderá ajudar a prevenir imensos problemas ambientais no futuro.

 

Apesar dos (ainda) claros problemas de autonomia, os carros eléctricos poderão ser a resposta à actual escaldada do preços dos combustíveis fósseis. Vamos ver o que o futuro nos reserva.

Deixe o seu comentário