Candeeiros de medusas

Seria possível haver um melhor uso para uma medusa morta? Foi encontrada uma utilidade extremamente engenhosa para usar os corpos mortos destas criaturas marinhas: transformá-los em candeeiros que brilham no escuro.

Uma empresa americana, a Medusa Amazing (www.theamazingjellyfish.com), recolhe os corpos das criaturas bioluminescentes que morreram devido a causas naturais e encerra-os em resina, o que não só preserva o corpo, como também a sua capacidade de brilhar no escuro. Graças às proteínas de fósforo existentes nos corpos, que fazem parte do mecanismo de defesa utilizado para afugentar os seus predadores, absorvem a luz natural e emitem em resplendor azulado etéreo quando estão na obscuridade.

Após a morte de uma medusa, a empresa congela o corpo usando nitrogénio líquido e, logo de seguida com resina cristalina, criam o molde do corpo, que forma a lâmpada.

medusas

Os candeeiros usam uma variedade de medusas de diferentes raças. As mais comuns são as azuis e amarelas, com preços a variar entre os 25 e os 40 euros. A medusa Red Devil, no entanto, é vendida por 150 euros. E um raro exemplar com tons azuis e verdes custa 165 euros. No seu meio natural, as medusas têm um ciclo de vida de seis meses. São atacadas por uma bactéria após se reproduzirem o que finalmente as mata. As medusas usadas nestes candeeiros são criadas em aquário, pelo que têm o triplo da esperança de vida em ambiente natural.

Deixe o seu comentário